My 2016 in Movies #1

Eu nunca fui muito consistente com a disposição desta rubrica, e honestamente não penso que este ano vá melhorar assim tanto. Mas considerando que eu não acredito que vá ver assim tantos filmes este ano (quero dizer, comparando com anos anteriores), eu acabei por decidir reduzir substancialmente o tamanho destes posts. Ao invés de publicar mais de 20 mini-críticas como tenho vindo a fazer até aqui, desta vez vou-me controlar e manter-me apenas no limite de 5 críticas por casa post. Contudo nada mudou no conteúdo desta rubrica, com a excepção de eu ir introduzir uns pequenos detalhes aqui e ali, para tornar estes posts mais completos e apresentáveis.

I have never been too consistent with the layout of this rubric and I don’t think this year will be any better. Considering that I don’t believe I will watch that many films this year (when compared with previous ones), I decided to substantially reduce the size of these posts. Instead of the 20+ mini reviews I used to publish, this time I’ll refrain myself from doing that and will stick to only 5 reviews per post. However nothing has changed in the content of this rubric, expect for the fact that I am adding a few details to make these posts more complete and presentable.

MaleficentGenre: Action | Adventure | Family
Year: 2014
Director: Robert Stromberg
Tomatometer: 49%
My rating: ★ ★ ★ ★

Esta é uma boa alternativa à versão clássica da Disney, não que eu consiga lembrar-me muito desta última – e nem se quer tenho a certeza se a vi. Eu não vou falar muito sobre o enredo do filme – antes que entre numa maré de spoilers sem fim – mas vou dizer isto: o filme tem um final consideravelmente bom, o que foi um dos aspectos que fez deste uma versão alternativa. É certo que volta e meia o filme tornou-se um bocado previsível, mas até que gostei dos seus elementos de surpresa.


This is a good alternative version to that of the classical Disney film, not that I can remember much from it though – and I’m not even sure I ever saw it actually. I’m not gonna say much about the plot before I give away any spoilers it by mistake but I’m gonna say this much. It has a pretty good ending, which is one of the factors that makes it an alternative version. It was a bit predictable halfway through but I still enjoyed its element of surprise.

MinionsGenre: Animation | Comedy | Family
Year: 2015
Director:  Kyle Balda | Pierre Coffin
Tomatometer: 55%
My rating: ★ ★ ★ ★

Este é um bom filme de animação que nos é capaz de entreter, perfeito para os mais pequenos, mas completamente adequado para quaisquer outras faixas etárias. Eu tenho de admitir que adoro estes bonecos e que eles são completamente fofos, pelo menos para mim. No entanto, o filme acabou por não ser tão hilariante como eu estava à espera. Obviamente tinha de existir uma história por detrás de todas as palhaçadas que fazem, daí a parte mais séria do filme, mas penso que podiam ter existido mais cenas hilariantes no filme. De qualquer modo continua a recomendar este filme.


This is a good entertaining animation film, perfect for the little ones but also perfectly reasonable for anyone else. I must say I love these cartoons and that they’re totally cute, well at least in my view. However, it’s wasn’t as funny as I thought it would be. Obviously there’s a story behind it and they needed to present it in a more serious way, but I think there could have been a lot more funny scenes in this film. I do recommend it though, without a doubt.

ProofGenre: Drama | Mystery
Year: 2005
Director: John Madden
Tomatometer: 62%
My rating: ★ ★ ★ ★

Eu sei que gostei deste filme e que poucas eram as expectativas que eu tinha em relação a ele, mas a verdade é mesmo assim ainda há uma parte de filme que acha que faltou qualquer coisa. I história é sem dúvida interessantes, mas várias vezes senti-me um bocado perdida devido às passagens do presente para o passado, apesar de este ser um detalhe necessário para o enredo. O problema é que às vezes tornava-se algo confuso. Eu gostei bastante da Gwyneth Paltrow; penso que ela fez um bom trabalho com a sua personagem. Apesar de eu estar à espera mais do Jake Gyllenhaal, eu sinto que o modo como a sua personagem foi escrita não lhe deu liberdade para fazer muito mais com ela.


I know that I liked this film and that I didn’t have that many expectations about it, but still some part of me feels like something is missing. It has an interesting story but it felt like it got lost sometimes due to constant passages from the present time to flashbacks, though this absolutely necessary for the plot. It just got a bit confusing sometimes. I really liked Gwyneth Paltrow; I think she did a good job with her character. Even though I was expecting more from Jake Gyllenhaal, I feel like the way his character was written he couldn’t have done a lot more than what he did.

Paper TownsGenre: Drama | Mystery | Romance
Year: 2015
Director: Jake Schreier
Tomatometer: 56%
My rating: ★ ★

Este é a vossa típica e cliché comédia-romântica para adolescentes. Eu não posso comparar este filme ao livro porque nunca o li, mas indo pelo que é retratado no filme, o enredo não é assim nada de extraordinariamente inovador, ou pelo menos diferente do que se tem feito nos últimos anos. Apesar de a maioria dos filmes destes género serem baseados no mesmo enredo, em que um rapaz e uma rapariga conhecem-se e vivem felizes para sempre, este filme acaba por fugir um pouco ao lado disto. Contudo o seu final não deixou de ser previsível e um pouco cliché. Mas apesar de tudo isto, a verdade é que este filme tem umas quantas cenas hilariantes e é, no seu geral, capaz de nos entreter.


This is your typical cliché teen romantic comedy. I cannot compare it to the book because I’ve never read it, but only from the film itself the plot doesn’t seem to be that interesting, or at least different from what has been done in past years. Even though most of these films are based on the same plot line of boy meets girl and both end up together, this film for a change portrayed something slightly different. Its ending was nonetheless predictable and cliché. Despite it all, it has some funny moments and it’s overall entertaining.

Leap YearGenre: Comedy | Romance
Year: 2010
Director: Anand Tucker
Tomatometer: 21%
My rating: ★ ★

E esta é a vossa típica comédia-romântica para adultos. Não há uma única cena neste filme que não consiga ser prevista, considerando que este tipo de enredo já foi usado mais de 100 vezes. É no entanto um filme que nos entretem e que tem os seus momentos divertidos, provavelmente os dois aspectos positivos que consigo realçar. De qualquer outro modo, não vale assim tanto a pena, a não ser que estejamos completamente aborrecidos.


This is your typical and cliché romantic comedy. There’s no scene in this film that can’t be predicted, considering that this sort of plot has been used hundreds of times. It is nonetheless entertaining and a bit funny, probably the only two positive features about this film. Otherwise it isn’t really that worth it, unless we’re really bothered out of our minds.

Já viram algum destes filmes? O que é que acharam? | Have you seen any of these films? What did you think about it?