Desabafo #4


Uma das coisas pelas quais costumo ter algum interesse e curiosidade é pelos diferentes sistemas de educação. E numa destas pesquisas por alguns países da Europa, fiquei bastante agradada com o que vi para o Reino Unido, especialmente em relação à Inglaterra. É claro que cada país tem o seu próprio modelo de educação, mas a verdade é que alguns são mais parecidos do que outros, o que penso que explica a grande quantidade de estudantes portugueses que facilmente vão estudar para Espanha. No entanto, o Reino Unido não é um desses casos, até pelo contrario, considero-o quase oposto ao nosso (e já irão perceber porquê). Em primeiro lugar, eles não têm 12 anos de ensino como nós, mas sim 13 anos: começam aos 5 anos de idade e acabam aos 18 anos tal como nós. Em segundo lugar, a divisão por ciclos que nós temos não corresponde à inglesa. Se nós temos quatro ciclos/divisões, em Inglaterra apenas existem duas divisões: “primary education” e “secondary education”. Em terceiro lugar, desde o Year 10 (o que corresponde ao nosso 7.º ano) que os alunos ingleses podem escolher as suas disciplinas, ainda que consoante o que a sua escola disponibiliza. Esta divisão não tem nada em comum com aquilo com que nos deparamos quando nos inscrevemos para o Secundário. Não só têm um núcleo forte de disciplinas obrigatórias (que permitem, todavia, algumas escolhas), como não há qualquer tipo de restrição às disciplinas que podemos escolher (a única que existe é a não leccionação de uma qualquer disciplina pela escola em que estão inscritos). Em quarto lugar, o nosso Ensino Secundário corresponde, em Inglaterra, aos Year 12 e Year 13, logo, eles apenas têm dois anos ao invés dos nossos três anos. Em continuação com o ponto anterior, a escolha das disciplinas nestes dois anos continua a ser inteiramente do aluno. Por último, o núcleo programático destes dois anos nada tem em comum com o nosso secundário.

Estes dois anos são conhecidos como GCE Advanced Level ou apenas por A-Level. Esta classificação pré-universitária, que corresponde ao que é o nosso Ensino Secundário, é dada tanto em escolas secundárias, como também em colégios, conhecidos como Sixth Form College.  Os alunos fazem exames no final de cada um destes dois anos, a cada uma das disciplinas que estudaram; é com base nestes exames (entre outros elementos) que os alunos ingleses (e do resto do Reino Unido) se candidatam ao Ensino Superior. Não existe qualquer limite máximo para as disciplinas que cada aluno faz, mas normalmente, os alunos fazem o Year 12 (também conhecido como lower-sixth) com quatro disciplinas, sendo que optam por não fazer uma delas no Year 13 (igualmente conhecido como upper-sixth).

Eu disse que considero estes dois sistemas de ensino o oposto um do outro por esta mesma liberdade de escolha das disciplinas, apenas sujeita à disponibilidade da escolas. Cá, por mais que se queira contornar o sistema, estamos demasiado restringidos aos pré-estabelecidos e inflexíveis cursos científico-humanísticos (que são os únicos que conheço, pois foi por esta via que fiz o secundário). E sempre estive numa espécie de luta imensa comigo mesma por causa disto, porque a verdade é que eu gostava de ter tido disciplinas de dois cursos diferentes, o que não nos é de todo permitido. O que eu queria ter feito era uma mistura entre as disciplinas do curso de Ciências e Tecnologias e as do curso de Línguas e Humanidades. Estou a tirar um curso de uma Faculdade de Letras e queria ter disciplinas de Ciências. Sim eu sei o quão bizarro é que isto soa, mas o certo é que o meu curso não deve ser enquadrado apenas numa destas áreas, mas sim em ambas ao mesmo tempo. E cada vez mais me apercebo que para aquilo que quero fazer no Mestrado, que tinha sido uma boa ideia ter tido uma base mista, em vez de uma apenas focada nas Humanidades. É por este motivo que o sistema de educação inglês teria sido perfeito para mim.

Deste modo, se fosse possível voltar atrás e se vivesse em Inglaterra, estas seriam as disciplinas que eu optaria por fazer: História, Psicologia, Biologia e Química. E poderia talvez fazer Geologia apenas no primeiro ano, ou seja, no Year 12. Acho (ou melhor, tenho a certeza) que se pudéssemos escolher as disciplinas assim tão livremente, eu até tinha gostado do meu Secundário que, honestamente, chegou a um ponto em que já era um martírio.

O que é que acham do sistema de educação em Inglaterra? Estão satisfeitos com o curso que escolheram no Ensino Secundário?