Desabafo #11

erasmus
Ao longo dos meus três anos de Licenciatura pensei várias vezes na possibilidade de fazer Erasmus, o que nunca cheguei a fazer por dois motivos: um não vou discutir agora (por razões que daqui a uns dias virão a entender); e o outro é pelo facto de eu ter um curso muito peculiar, que não se assemelha com os que existem espalhados pela Europa. Eu sempre vi esta diferença como um grande “turn off” porque, se não houvesse maneira de eu ter equivalência às minhas cadeiras, eu teria de fazer quatro anos ao invés dos três. Nisto, pensei eu que até nem seria assim tão mau: fazia dois anos cá, um depois algures inserida no programa Erasmus (porque, pelo menos para mim, um semestre é pouquíssimo) e depois fazia o meu último ano cá. Honestamente, agora que penso nisto, ainda bem que me decidi por nunca fazer Erasmus. Primeiro, porque penso que tive sorte em ter os professores que tive nas cadeiras que fiz (ao longo apenas deste três anos, houve imensas trocas de professores), e o melhor era nem alterar muito isto. E segundo, porque quanto mais depressa tivesse o curso feito, mais depressa podia partir para outra. Agora para quem não tem estes “problemas” ou entraves, penso que é uma boa oportunidade.

Alguém fez ou está a pensar em fazer Erasmus?