A greve de professores em dia de exames

É daquelas coisas que eu, dificilmente, algum dia irei compreender. Não por causa da greve, porque os professores devem ter os seus motivos para a fazerem e, além do mais, são livres para tal; mas sim por causa do dia que escolheram. Eu só me pergunto, com 365 dias disponíveis neste ano, porque raio é que escolheram precisamente o dia 17 de Junho? A verdade é que isto não me afecta de modo algum, visto que já acabei o Secundário há dois anos, mas não compreendo qual é que foi a necessidade de fazer a greve hoje.

Os professores até podem ter toda a razão do mundo (não vou discutir isto aqui, até porque era um assunto que dava pano para mangas), eu só não compreendo é porque teve de ser precisamente hoje. Não só os alunos precisam de fazer o exame de português para puderem concluir o Ensino Secundário, como de certeza que há centenas de alunos que têm este exame como a sua prova de ingresso para o Ensino Superior. Sei que a ideia era criarem um grande impacto e, admito, que esta até que é uma boa oportunidade. Contudo, penso que a greve acabará por ter mais impacto (especialmente negativo) nos alunos, do que propriamente no governo – que é aquilo que eu suponho que fosse a ideia inicial dos professores.

Por um lado, considero que isto foi e está a ser uma autêntica falta de consideração pelos alunos. Como professores, penso que deviam saber, melhor do que ninguém, as implicações que a não realização de um exame no Secundário pode ter. Mas por outro lado, penso que o governo podia-se ter mexido mais e ter feito qualquer coisa para solucionar o problema ao invés de estar à espera para ver o que acontecia hoje.

Dito isto, espero, para quem tem este exame, que o tenha conseguido fazer hoje e que ele tenha corrido bem. E, se se deu o caso de alguém não o ter conseguido fazer, espero que arranjem uma solução para tal.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto? Boa sorte para os vossos próximos exames!