RWSP17 #Abril – Um filme baseado numa história verídica

*non-spoiler free

A incrível história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson – mulheres afro-americanas brilhantes que trabalham na NASA e são os cérebros por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita, um incrível feito que restaura a confiança da nação, agita a Corrida Espacial e reanima o mundo. O trio visionário atravessa género e raças para inspirar as gerações a sonharem alto.” (x)

Ver filmes é um dos hobbies que me dá mais satisfação. E se há anos em que os vejo às dezenas e dezenas, há outros em que basicamente posso usar os dedos das minhas mãos para os contar. Acho que este ano irá ser sem dúvida o último caso. O tempo livre para filmes não tem sido muito, e bem sei que, até ao final do ano, a situação não irá melhorar, mas mesmo assim, consegui ver este filme três vezes. Eu quando descobri este projecto e vi qual era o objectivo para Abril, soube logo que era a perfeita desculpa para rever este filme por uma segunda vez, levando o total de visualizações para três.

A repetição pode levar ao enjoo, mas eu seria bem capaz de ver este filme umas boas dezenas de vezes. O conjunto de sentimentos que se sentem a ver o filme pela primeira vez, repetiu-se pelas restantes vezes que o vi, mesmo sabendo já o que iria acontecer. Todos os momentos de contestação à segregação racial e ao privilégio branco fizeram-me chorar que nem uma madalena arrependida, mesmo tendo os visto por uma terceira vez. Se esta não é uma das melhores maneiras de demonstrar a qualidade deste filme, não sei quais serão. Mesmo não sendo a minha história, é com orgulho e felicidade que vejo o lugar das mulheres afro-americanas na nossa História ser reconhecido. A verdade é que a História não é feita, nem foi feita, só por homens, e muito menos só por cidadãos brancos, por isso, sabe-se lá que detalhes e que personagens são nos totalmente desconhecidos ainda hoje, mesmo com a toda a investigação ao passado que é feita actualmente.

Eu tenho estado a ser muito esquisita com os filmes para ver este ano. O tempo não é infinito para vê-los, por isso há que fazer o meu tempo valer, e como tal, tenho estado a escolher a dedo os filmes para ver. Mas apesar de estar a escolher filmes de muito boa qualidade – bem, com uma pequena excepção; se eu soubesse dos detalhes todos, nem teria visto esse filme, Manchester By the Sea -, este não deixou de se destacar sempre que o vi. Este é um filme simplesmente fantástico, não só pela história que conta ou pelo brilhante elenco feminino que tem, mas também pelos detalhes que decidiram incorporar e pela música sonora. Embora não retire o mérito à Octavia Spencer pela sua mais recente nomeação para um Oscar, a Taraji P. Henson e a Janelle Monáe também deveriam ter sido reconhecidas pela Academia pelas suas brilhantes prestações. Só por este filme dá-me vontade de dizer que deveria existir uma categoria de “melhor elenco”, especialmente feito para estas três mulheres espectaculares.

SPOILERS ALERT
O único detalhe de que sou menos fã é quando o director do Space Task Group decide abolir a segregação em termos de casas de banho dentro da NASA. Embora filmes como este sejam inspirados ou baseados em factos verídicos, há sempre detalhes externos que são incorporados para fins de romantizar a história. Por isso é que tenho muitas dúvidas em relação a esta cena. Estes eventos aconteceram realmente como foram relatados e executados no filme? Ou este é mais um daqueles casos em que o Branco vem salvar a civilização?

Mas colocando este detalhe à parte, este é um filme mesmo extraordinário. Se ainda não o viram, aconselho-vos vivamente a fazê-lo.

3 thoughts on “RWSP17 #Abril – Um filme baseado numa história verídica

  1. alexis says:

    Olá minha querida, espero que esteja tudo bem contigo!!
    Eu fui ver este filme ao cinema e gostei muito, também tenho algumas reticencias quanto aos últimos factos que citaste, mas isso não me fez gostar menos do filme! Beijinhos

    Like

Say what's on your mind

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.