Desabafo #23

185Adoro ver a reacção das pessoas quando digo que pretendo continuar a estudar, bem para lá daquilo que, supostamente, podemos dizer que é o normal. O bicho de sete cabeças que as pessoas criam nas suas mentes quando digo que estou a fazer cadeiras extras para acrescentar à minha licenciatura, ou quando digo que quero fazer um segundo mestrado, é todo um cenário hilariante. E triste ao mesmo tempo por saber o pouco interesse, no geral, que as pessoas têm pela sua educação.

No meio disto tudo, lamento informar aquelas pessoas que vivem no seu pequeno mundo cor-de-rosa e que pensam que isto basta uns aninhos na escola para conseguirem um emprego de jeito – leia-se emprego com um bom ordenado e dentro dos nossos interesses. Isso era no tempo dos nossos avós. E com sorte no tempo dos nosso pais. Agora estamos num mercado de emprego de tal modo global e competitivo, que uma Licenciatura não chega para nada. E para quem queira seguir algo na via académica, o mínimo dos mínimos é mesmo o Doutoramento.

Por isso, por um lado, não entendo a aversão que as pessoas têm ao estudo. Mas por outro lado, sei bem que são as más experiências que se vão tendo no ensino obrigatório que destroem qualquer hipótese de termos algum gozo em estudar. É esperar que a próxima geração de professores – nós na realidade – consigamos transmitir um maior interesse e paixão pelo estudo à geração dos nossos futuros filhos.

6 thoughts on “Desabafo #23

  1. Raquel Dias da Silva says:

    Este ano é o meu último ano de licenciatura. A seguir pretendo tirar um mestrado, confesso que ainda estou indecisa é em quê. De qualquer forma, já tenho algumas hipóteses.

    Like

  2. Cátia Reis says:

    Olá querida, deixa-me já dizer isto: adoro o look natalício que deste ao teu blog, mesmo fofinho! Estou a ver que gostas do Natal tanto ou mais do que eu!
    Eu adoro estudar, mas confesso que este ano sinto-me cansada de ler tanta coisa…preciso de uma pausa, de uma mudança de profissão (que espero que seja de estudante para psicóloga empregada) e de viajar ahahah.
    R.: Estou a ver que tudo que implique as palavras licenciaturas e mestrado/estágio dá trabalho, mesmo que sejam de formas completamente diferentes. Com esforço e paixão tudo se faz🙂
    Beijinhos,
    http://hautecouturebycatia.blogspot.pt/

    Like

  3. Miguel says:

    Deu para perceber sim, minha querida😀
    A par de eu ter ficado mega orgulhoso com a nota e até com a evolução da minha saúde, quero que também vocês sintam orgulho em mim. Ter-vos a meu lado nesta fase está a ser a melhor coisa de sempre porque sinto que, mesmo longe, não me falham :’)

    Sei bem o que isso é e estou de acordo com tudo o que dizes. Sou um afelizardo por estar a trabalhar na minha área de lincenciatura. Quero, depois de terminar o contrato, trabalhar na área do Mestrado mas, o meu maior sonho é poder fazer doutoramento e dar aulas!! Adoro estudar😀

    NIGHT CARE ROUTINE POST | Can you accept this challenge?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me😀

    Like

  4. alexis says:

    Desculpa o português do ultimo post, só depois de o publicar é que me apercebi que aquilo tem muito sentido, mas espero que tenhas entendido onde eu queria chegar!!

    Like

  5. alexis says:

    Percebo-te perfeitamente e isto é uma coisa que me deixa mesmo muito desanimada, o facto de que não importa a nossa educação arranjar um emprego dentro da nossa área é cada vez mais complicado (e já nem digo com um bom salário, porque isso é quase impossível…)

    Like

Say what's on your mind

