Na minha opinião, uma das piores coisas que nos podem dizer quando entramos para o Ensino Superior é que tudo aquilo que aprendemos no Secundário está errado. É claro que à medida que vamos avançando no nosso percurso académico vamos aprendendo novas coisas. E é claro que a base da ciência passa mesmo pelo melhoramento de hipóteses e teorias prévias. Mas não deixa de ser totalmente irritante que nos digam que o que aprendemos no Secundário não tem valor nenhum.
Isto literalmente só prova que o que aprendemos no Secundário não serve para nada. Se durante esses três anos senti que andava na escola a fazer nenhum, quanto mais anos passo no Ensino Superior, mais certezas tenho que o Ensino Secundário é mesmo só para “encher chouriços”. Isto dá vontade de perguntar: “então que andei eu a fazer durante três anos no Secundário, para chegar à Universidade e ter de aprender tudo de novo, porque pelos vistos fui mal e porcamente ensinada?”.
Deixem-me dar-vos um exemplo real, ainda que ligeiramente exagerado mas apenas no sentido de tornar esta situação mais clara. O objectivo aqui não é ensinarem-nos conceitos demasiados complicados para o ano escolar em que estamos. Por exemplo, ninguém diz que devam ensinar miúdos de 16 anos em Biologia e Geologia, que a ortose é um mineral que cristaliza na classe 2/m do sistema monoclínico, que tem uma clivagem {001} perfeita, {010} boa e {110} imperfeita, que não apresenta pleocroísmo e que tem uma extinção paralela à clivagem. Mas está sim errado dizerem-nos que a ortose é um fruto – sim aqui está o exagero – quando na realidade é um mineral. É como durante três anos ensinarem-nos que 1+1=3, quando a verdade é que 1+1=2.
oh minha querida, como te compreendo! já passei pelo mesmo várias vezes…
LikeLike
Percebo bem o que estás a dizer. Durante todo o meu secundário também achei que andava a encher chouriços e agora mantenho essa opinião. Mas pronto, nada a fazer
Beijinho
Daniela
http://dcidadedopecado.blogspot.pt/
LikeLike
Confesso que nunca provei as Parisienses mas estou em crer que são fabulosas. Aliás, de Paris lembrei-me agora dos E’clairs 😛 Vi o outro dia uma reportagem de uma “E’claria” que abriu em Lisboa e adorava lá ir… 😀
Essa ideia do microondas parece-me muito bem. Super simples!
Entendo perfitamente o teu ponto de vista e onde pretendes chegar mas, o que é facto é que, saímos do secundário muito mal preparados a todos os níveis, para ingressarmos no ensino superior
NEW INSTAPLEASURE POST | November On Insta
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀
LikeLike