Desabafo #19

english
Depois de um ano inteiro a falar Inglês e a usá-lo diariamente, sinto que o meu Português está uma desgraça. É claro que continuei a usá-lo todos os dias e que ainda falo Português perfeitamente mas sinto que não é bem a mesma coisa. Por um lado, tenho imensos lapsos de vocabulário e o Inglês agora soa-me sempre melhor do que outra coisa qualquer, mas verdade seja dita isso sempre foi assim. E por outro lado, sinto que o meu Português académico está completamente ferrugento.

Por isso, voltar ao mundo académico português vai ser bastante interessante, se não mesmo hilariante. Nos primeiros tempos bem que vou ter de voltar a fazer um belo esforço para me habituar a escrever de uma forma menos coloquial. E para ajudar à festa, cheira-me que vou ser obrigada a escrever segundo o novo (des)acordo ortográfico. E ora aqui esta algo que eu não podia odiar mais. Ainda estou para ver como é que as universidades estão a funcionar com isto de agora ser obrigatório usá-lo, se bem que só quando chegar à altura de ir para as aulas é que irei saber melhor. Uma coisa é certa, se elas não tiverem para aí viradas, garanto que vou continuar a escrever Português Português e não aquela porcaria de Português arraçado com erros ortográficos.

5 thoughts on “Desabafo #19

  1. Margarida says:

    Percebo-te tão bem, comigo está a acontecer exatamente a mesma coisa! E foi quando comecei novamente a escrever no blogue que percebi. Continuo a falar normalmente em português mas às vezes ao escrever dou cada erro ou tenho cada dúvida que até a mim me irrita🙂

    Like

  2. sweet says:

    Sermos obrigados a escrever com o acordo é ridículo! E depois não há consenso nenhum, há professores que podem de uma maneira e outros que exigem de outra -.-

    Like

Say what's on your mind

