ERA: Porque é que tirar apontamentos é importante?

E não há uma sem duas. Eu sei que esta não é bem a citação que se costuma utilizar, mas até que este “trocadilho” fica aqui bem enquadrado. Se já não tinha pensado escrever o post anterior, muito menos tinha pensado neste. No entanto, depois de ter descoberto um artigo (que podem ler na integra aqui), no qual me baseei para escrever este post, decidi logo publicar algo sobre ele. A poucos dias ou semanas – isto porque não faço ideia quando é que começam as aulas para o ensino obrigatório – de as aulas começarem, nada melhor do que voltar a falar sobre um assunto importantíssimo: os apontamentos. Podem ver aqui um post que anteriormente tinha feito sobre esta questão.

Mais do que uma questão de sobrevivência no Ensino Superior, esta é uma óptima maneira de mantermos a nossa massa cinzenta a funcionar. Um dos temas que mais se discutem nas vésperas da ida para a universidade pela primeira vez é a necessidade de tirar apontamentos. Embora esta seja uma característica que basicamente apenas se associa a esta etapa académica, esta não deixa de ser uma ferramenta importante para qualquer ano escolar. No entanto, sou da opinião que pouca influência tem durante o Secundário e mesmo em anos anteriores, porque simplesmente nunca tirei grandes apontamentos em metade das disciplinas que fiz, mas honestamente quanto mais cedo tiverem este hábito, melhor será para o vosso futuro.

notes
1. O primeiro ponto, e talvez o mais essencial para quem está a estudar, é que à medida que estamos a tirar apontamentos, e até mesmo a passar as nossas notas a limpo em casa, estamos também a assimilar o que estamos a escrever. É claro que isto por si só não faz milagres, mas é já meio caminhado andado para depois ser mais fácil estudar até à altura do teste e/ou exame.

2. Tirar apontamentos ajuda-nos a memorizar. Um estudo realizado nos anos 70 demonstrou que quem tira notas frequentemente é capaz de memorizar factos durante uma semana, sete vezes mais do que quem não tira apontamentos.

3. Quem tira apontamentos é capaz de organizar melhor a informação que lhe está a ser fornecida e bases de dados. Este é um aspecto bastante necessário não só para alunos como também para gestores.

4. Quem tira apontamentos está melhor preparado para retirar informação de conferências e aulas. Estas pessoas não só conseguem distinguir a informação útil do que não interessa, como também costumam ir preparados com antecedência para estes eventos. No caso de aulas em que se saiba o que vai ser tratado, é sugerido que se prepare previamente a aula. A leitura de textos a serem analisados é uma boa técnica.

5. Tirar apontamentos requer que se tenha um sistema próprio. Embora a prática tenha um papel importantíssimo numa recolha de informação mais eficiente, também é aconselhável que se crie um sistema de abreviações próprio. Esta é uma maneira de se escrever mais em menos tempo.

174
6. Momentos de quebra de concentração são péssimos para quem tira apontamentos. No entanto, estas pessoas desenvolveram a sua atenção para quaisquer momentos de pausa por parte do orador. Em situação de aulas, cada vez que um professor repete uma linha de pensamento, é de aproveitar para garantir que conseguimos transpor as suas palavras para as nossas notas. E qualquer momento de pausa é uma boa oportunidade para acabarmos de apontar o seu último argumento, por exemplo.

7. Estudantes que tiram apontamentos são mais prováveis de dependerem do seu próprio material de estudo. Mas não ficam por aqui. Conjugar os nossos apontamentos com o material fornecido pelo professor, e qualquer outro material de estudo em que consigamos pôr as nossas mãos, é uma mais valia para sermos bem sucedidos num teste e/ou exame.

8. Quem tira apontamentos torna-se num melhor leitor. Este processo de tirar notas melhora a nossa noção de “síntese”, ajuda-nos a distinguir o que é essencial do que é supérfluo. Na altura de ler centenas e centenas de páginas com texto, esta é uma vantagem que iremos querer ter do nosso lado.

9. Esta prática leva a que as pessoas mais frequentemente apontem as suas ideias diárias. Esta é uma maneira de não nos esquecermos do que pensámos numa determinada altura do dia.

10.Estudos publicados têm valorizado o processo de tirar apontamentos como um caminho para a melhoria dos nossos níveis de aprendizagem e para melhor atingirmos os nossos objectivos.

11. Por último, os nossos apontamentos são óptimas ferramentas para a criação de esquemas, como os desta imagem que, por sua vez, são óptimas ferramentas para estudarmos. O poder de síntese é bastante importante especialmente na universidade.

É de relembrar que este post foi feito com base neste artigo.

E vocês, quem é que tem por hábito tirar apontamentos nas aulas?

3 thoughts on “ERA: Porque é que tirar apontamentos é importante?

  1. alexis says:

    Um post importante para quem vai entrar para a universidade🙂 eu apercebi-me que ao longo dos anos fui melhorando do a minha maneira de tirar apontamentos e da maneira como estudo…

    Like

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s