Random | Portugal Day

portugal
Bem… E parece-me que um feliz Dia de Portugal está na ordem do dia. E feliz Dia de Camões também. Eu todos os anos questiono-me o porquê do feriado ser neste dia. Por mais que dê voltas à minha cabeça nada parece fazer sentido. Honestamente, o dia ficaria óptimo se fosse apenas um dia dedicado a Camões. Sim sim… Eu sei que já é Dia de Camões mas vamos ser sinceros, quase ninguém se lembra desse pormenor.

O meu problema é que em nenhum dia 10 Junho aconteceu o quer que seja de minimamente relevante para o nosso país para esse ser o Dia de Portugal. Eu diria que o dia em que o Tratado de Zamora foi assinado era uma excelente altura para ter este feriado, mas considerado que isso foi a 5 Outubro de 1143, entra em conflito com outro feriado nosso (que estupidamente foi nos tirado – gostava de saber como é que tirando quatro feriados melhorámos a nossa economia, mas pronto). É certo que não dá mas acho que fazia muito mais sentido neste dia, já que o tratado celebra a independência do nosso país. O dia 25 Julho 1139 também funcionava e além do mais nem há feriados neste mês – foi o suposto dia da Batalha de Ourique. Por último, até o 1 Dezembro 1640 funcionava como melhor feriado. Em vez de se celebrar (bem agora nem por isso, visto que também nos tiraram este feriado) pura e simplesmente a Restauração da independência, celebrar-se-ia o dia nacional. Honestamente, qualquer uma destas hipóteses parece-me bem mais lógica que o comum 10 Junho.

E eu digo isto porque países como a França ou os Estados Unidos têm dias nacionais em datas que realmente algo tiveram a ver com a constituição dos países actuais ou a ver com a sua independência. Sei que este feriado nunca irá ser alterado, por isso hei-de continuar com esta questão para sempre.

4 thoughts on “Random | Portugal Day

Say what's on your mind

