FashionSkribo apresenta… “Divergent”

E hoje regresso ao mundo da cinematografia para vos apresentar mais uma sugestão. Para ser totalmente sincera, irei fazer duas sugestões. Eu tinha pensado em fazer um post, antes deste, para esta rubrica, mas não tive oportunidade de o fazer (“university matters got in the way”). Por isso, deixo-vos aqui a sugestão para um outro filme, embora não este não seja de todo o meu objectivo para hoje.

Assim, hoje trago-vos mais uma adaptação a partir de um sucesso literário entre jovens adultos. Esta é mais uma trilogia, e já foi comparada a outros livros: a trilogia “The Hunger Games” e “The Maze Runner”, por representarem realidades semelhantes. Eu ainda não li o livro respeitante ao filme de que vos falo hoje (esta era a minha intenção, mas ainda não tive bem a disponibilidade para isso; no entanto, ainda o ei-de fazer antes de ver o filme), mas desde já oponho-me a este tipo de comparações. Acho que são absolutamente desnecessárias e, com elas, acabamos por deixar de analisar as coisas por si só e pelo seu valor. E, além do mais, muitas destas comparações são feitas, apenas, a partir de um simples pormenor que ambas as partes possam ter em comum.

Divergent_movie poster
Passado numa distopia futurística onde a sociedade está dividida em cinco facções, cada uma representando uma virtude própria, os adolescentes têm de decidir se querem permanecer na sua facção ou mudar para uma outra – para o resto das suas vidas. Tris Pior faz uma escolha que surpreende todos. Depois, Tris e os restantes membros da sua facção têm de viver através dum processo de iniciação altamente competitivo, para viverem com a escolha que fizeram. Eles têm de ser submetidos a testes psicológicos e físicos extremos, que os transformaram a todos. Mas Tris têm um segredo – ela é uma “divergent“, o que significa que ela não se encaixa em nenhum dos grupos. Se alguém soubesse, isto significaria uma morte certa. À medida que ela descobre um conflito crescente que ameaça desvendar a sua sociedade aparentemente perfeita, este segredo poderá ajudá-la a salvar as pessoas de quem gosta… ou isso poderá destruí-la.

Realizado por Neil Burger (“Interview with the Assassin“, “The Lucky Ones” e “Limitless“), “Divergent” conta com a participação de Shailene Woodley (“The Scret Life of the American Teenager“, “The Descendants“, “The Spectacular Now” e “The Fault in Our Stars“), Theo James (“Bedlam“, “Golden Boy“, “The Inbetweeners Movie” e “Underworld: Awakening“), Ansel Elgort (“Carrie“, “The Fault in Our Stars” e “Men, Women & Children“), Ray Stevenson (“Rome“, “Dexter“, “King Arthur“, “The Three Musketeers” e “Thor“), Kate Winslet (“Mildred Pierce“, “Titanic“, “The Reader“, “The Revolutionary Road” e “Contagion“), Zoë Kravitz (“The Brave One“, “X-Men: First Class” e “After Earth“), Maggie Q. (“Nikita“, “Mission: Impossible III“, “New York, I Love You” e “Priest“), Mekhi Phifer (“ER“, “White Collar“, “House of Lies” e “8 Mile“), Jai Courtney (“Spartacus: Blood and Sand“, “A Good Day to Die Hard” e “I, Frankenstein”), Miles Teller (“Rabbit Hole“, “Footloose“, “The Spectacular Now” e “That Awkward Moment“), entre outros.

Embora a sua estreia mundial seja só hoje, a verdade é que este filme já conta com meia-dúzia de estreias espalhadas por aqui e ali, e com algumas críticas publicadas. Até ao momento, estas críticas têm sido mistas. De um modo geral, o facto de se estar a pegar, novamente, num tema já largamente apresentado no mundo cinematográfico é apontado como uma das críticas, bem como o enredo em si. Contudo, os actores principais são prezados pelas suas prestações, nomeadamente no que diz respeito à Shailene Woodley e ao Theo James.

Divergent_movie picture
Divergent” estreia hoje nos Estados Unidos da América (21 Março), e tem estreia prevista para Portugal para o próximo dia 3 de Abril. A diferença de dias não é muito grande, mas por acaso estava à espera que esta diferença nem fosse existir. Uma vez que a obra em que se baseia faz parte de uma trilogia, os restantes dois livros vão também ser adaptados para o cinema, sendo que a sequela está já marcada para Março de 2015, ou seja, para daqui a um ano.

As informações foram retiradas dos seguintes sites: movieweb.com, en.wikipedia.org e imdb.com.

Quem é que tem curiosidade em ver este filme?

10 thoughts on “FashionSkribo apresenta… “Divergent”

  1. Skye says:

    Eu quero tanto mas tanto ver este filme *-*
    Li os dois primeiros livros, ainda não li o último porque tenho um pouco de receio que não seja grande coisa, como em muitas opiniões que vi x\

    Like

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s