FashionSkribo apresenta… “American Hustle”

Finalmente estou na minha última semana de aulas. E isto é que é ter aulas quase até à véspera da véspera do Natal. Já cheguei a um ponto em que estou tão saturada, que só quero é ver este semestre a acabar. Até ao momento até me tem estado a correr melhor do que estava à espera. As várias horas desperdiçadas (porque na realidade até foram) com o trabalho de grupo de História Contemporânea de Portugal acabaram por dar bons frutos, já que o prof. deu-nos um 17. Agora, é esperar que o exame final deste semana me corra igualmente bem. E, assim, nesta semana, falta-me só fazer um exame e uma apresentação oral, que são no mesmo dia, e um a seguir ao outro. Wish me luck!

Chegando às últimas semanas de Dezembro, chega-se também a uma altura em que mais filmes (possíveis candidatos a prémios) têm as suas estreias. Esta é mesmo uma altura recheada de estreias. Para além disto, é nesta altura em que começam a ser publicadas as listas de nomeados para os prémios mais importantes da indústria cinematográfica, como foi, por exemplo, o caso do Golden Globes Awards. E hoje venho-vos, então, apresentar mais uma sugestão cinematográfica. Porque eu estive a deixar posts agendados para este final de ano, os últimos posts desta rubrica (incluindo este) vão sair um pouco ao lado do que é costume: eu, normalmente, publico-os nos dias das suas estreias nos Estados Unidos da América e, nestes casos, ou irei publicá-los antes (como neste caso) ou depois desta estreia.

American Hustle_movie poster
Um fime de ficção que tem lugar no mundo sedutor de um dos escândalos mais impressionantes da nossa nação, “American Hustle” conta a história do brilhante vigarista Irving Rosenfeld que, junto com a sua, igualmente, astuta e sedutora parceira britânica, Sydney Prosser, é forçado a trabalhar para um agente do FBI, Richie DiMaso. Este empurra-os para o mundo da máfia de New Jersey, que é tanto de encantador como de perigoso. Aqui encontra-se Carmine Polito, o operador policial apaixonado e volátil que é apanhado entre criminosos e agentes federais. A mulher imprevisível de Irving, Rosalyn, poderá ser a única pessoa a puxar o fio que provacará o desabamento de todo este mundo.

Realizado por David O. Russell (“I ♥ Huckabees”, “The Fighter” e “Silver Linings Playbook”), “American Hustle” conta com um elenco recheado de grandes nomes, como Christian Bale (“The Dark Knight”, “The Fighter” e “The Dark Knight Rises”), Bradley Cooper (“The Hangover”, “Silver Linings Playbook” e “The Words”), Amy Adams (“Enchanted”, “The Fighter” e “Man of Steel”), Jeremy Renner (“The Hurt Locker”, “The Avengers” e “The Bourne Legacy”), Jennifer Lawrence (“X-Men” film series, “The Hunger Games” film series e “Silver Linings Playbook”), Robert De Niro (“The Godfather Part II”, “Taxi Driver” e “Silver Linings Playbook”), Louis C.K. (“Parks and Recreation”, “Louie” e “Blue Jasmine”), Michael Peña (“Crash”, “End of Watch” e “Gangster Squad”), Jack Huston (“Broadwalk Empire”, “Kill Your Darlings” e “Night Train to Lisbon”), Elisabeth Rohm (“Law & Order”, “Angel” e “Officer Down”), Erica McDermott (“The Fighter”, “Body of Proof” e “Zookeeper”), Melissa McMeekin, Colleen Camp (“Dallas”, “Psych 9” e “Cirque du Freak”), Alessandro Nivola (“Coco Before Chanel”, “Howl” e “Ginger & Rosa”), entre outros.

American Hustle_movie picture
Embora este filme não tenha muitas estreias antes da sua estreia mundial, a verdade é que algumas críticas já terão sido publicadas. Do que consegui apurar, o filme tem recebido, na generalidade, muito boas críticas, nas quais são destacadas as performances dos actores, em particular da Jennifer Lawrence. Até ao momento, o site de críticas online – rottentomatoes – apresenta o filme com uma classificação de 96% (com base em 114 críticas), referindo que “com um elenco impecável e engraçado, ‘American Hustle’ compensa as suas falhas com energia desenfreada e algumas das direcções mais impressionantes e vibrantes de David O. Russell“.

E, como já referi acima, é nesta altura em que se começa a conhecer os nomeados para as mais importantes entregas de prémios cinematográficos, sendo que alguns foram já atribuídos aos seus vencedores. Nexte contexto, de momento, “American Hustle” conta com: 7 nomeações para os Golden Globe Awards, 8 nomeações para os Satellite Awards, 2 nomeações para os Screen Actors Guild Awards e 13 nomeações para os Critics’ Choice Awards. Em todos estes prémios, a actriz Jennifer Lawrence está nomeada para a categoria de “best supporting actress”.

De resto, “American Hustle” conta já com as seguintes “vitórias”: 1 prémio nos Detroit Film Critics Society; 2 prémios no Hollywood Film Festival; 1 prémio no Indiana Film Journalists Association (“best supporting actress” para Jennifer Lawrence); 4 prémios no New York Film Critics Circle (incluindo “best film”, “best actress” para Amy Adams e “best supporting actress” para Jennifer Lawrence); 1 prémio nos New York Film Critics Online; 1 prémio nos Phoenix Film Critics Society; 1 prémio (para “best ensemble”) no San Diego Film Critics Society; 2 prémios no San Francisco Film Critics Circle (incluindo “best supporting actress” para Jennifer Lawrence); 1 prémio no Sydney Film Critics Society (“best supporting actress” para Jennifer Lawrence); 1 prémio no Toronto Film Critics Association (“best supporting actress” para Jennifer Lawrence). O filme conta já também com o “ensemble performance award”, a ser entregue durante a próxima edição do Palm Spring Festival.

American Hustle_movie picture 2
American Hustle” estreia esta sexta-feira (20 Dezembro) nos Estados Unidos da América. A sua estreia, para Portugal, está prevista para o próximo dia 23 de Janeiro, pelo que teremos de esperar até ao próximo ano para ver este filme.

As informações foram retiradas dos seguintes sites: movieweb.com, en.wikipedia.org, imdb.com e rottentomatoes.com.

Quem é que tem curiosidade em ver este filme?

6 thoughts on “FashionSkribo apresenta… “American Hustle”

  1. Miguel Alexandre Pereira says:

    Vais ver que vai tudo correr bem nestes últimos suspiros antes das férias de natal, muito boa sorte para o restante trabalho. Ainda não vi este filme, mas quero muito ver. A Jennifer Lawrance está em todas, cada vez mais destaca-se como uma das grandes actrizes da actualidade!

    Like

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s