the not so funny academic semester

Basicamente, esta tem sido a confusão do meu estudo das últimas semanas, e a razão pela qual eu tenho andado um pouco semi-ausente do blog. Não que seja suposto que todas as cadeiras de um semestre tenham algum relacionamento directo entre si, mas a verdade é que esta é uma autêntica heterogeneidade de períodos históricos. E por isso é que chamo a isto uma “confusão”, embora esta tenha vindo a ser a minha realidade académica desde o primeiro ano, por isso eu já nem devia estranhar isto.

booksDe qualquer modo, estes artigos e livros são de três das minhas seis cadeiras deste semestre: Introdução à Egiptologia (uma das opções), Arqueologia da Antiguidade Tardia e História Contemporânea de Portugal. Honestamente, este semestre não tenho nenhuma cadeira favorita (aliás, não tenho desde que acabei o primeiro ano); tenho apenas cadeiras que suporto mais do que outras. Mas admito que aquela que já não posso ver à frente é a cadeira de História Contemporânea de Portugal. Nada contra, mas estou mais do que feliz por esta ser a última cadeira do curso de História (e eu sei que o amor é reciproco em relação às cadeiras que eles fazem do meu curso). Não só é um período que eu não gosto nada referente a Portugal (porque a nível europeu é o meu período histórico favorito), como tivemos de fazer um trabalho de grupo que fez-me pensar por momentos que estava no curso de Direito. Eu não tenho nada contra este curso, simplesmente não tenho nenhum interesse por ele, daí não o estar a fazer. Resumidamente, os trabalhos foram sobre as nossas seis constituições e nunca um trabalho me deu tantas dores de cabeça e me fez perder tantas horas livres (que já são poucas). Felizmente, já acabei este trabalho; parece que me tiraram um peso de cima dos meus ombros…

E hoje (segunda-feira) tenho o teste intermédio de Arqueologia da Antiguidade Tardia. Vamos ver como é que ele me corre. Não é a primeira vez que tenho uma cadeira com a professora que lecciona esta cadeira, mas não deixo de ter algum receio em relação ao teste, pois não sei bem como será (é que as outras duas cadeiras eram práticas e esta é teórica). No entanto, nesta cadeira só conta um teste para a avalição – vamos fazer um teste intermédio e uma frequência. Como nunca sabemos como é que um exame nos irá correr, o melhor é sempre fazer os dois e, é isto que eu vou fazer. Nós também temos uma trabalho para fazer nesta cadeira. Honestamente, nem quero pensar muito como é que ele vai ser feito. O que é bom deste trabalho é que é individual, logo só vou ter de preocupar comigo mesma. É que já estou a ver o tempo a escassear, com apenas um mês para o fim do semestre. Vai-se ser uma correria.

No meio desta preocupação toda, as únicas boas notícias vêm da cadeira de Introdução à Egiptologia. É uma matéria que quase sempre consegue cativar qualquer um e a cadeira até tem as suas vantagens. o trabalho é apenas facultativo, o que é óptimo, pois é menos uma coisa com que tenho de me preocupar; para cada exame temos direito a duas chamadas (ou seja, podemos escolher entre duas datas quando queremos fazer o teste). Acima de tudo, o primeiro teste correu-me bastante bem e consegui obter uma nota bastante elevada. Estou mesmo orgulhosa de mim por ter conseguido o meu segundo 18, na Universidade. Agora só tenho é de garantir que, pelo menos, mantenho esta nota.

9 thoughts on “the not so funny academic semester

  1. Sweet woman says:

    Vê o lado positivo, ao menos já conseguiste acabar o outro trabalho, deve ter sido trabalhoso e deve ter dado as suas dores de cabeça, mas já acabou.
    História é uma das disciplinas com que nunca simpatizei, confesso.
    Boa sorte com isso tudo, vais ver que vai correr tudo bem🙂

    Like

  2. blackbunnyy says:

    Este mês também vai ser uma autêntica correria para mim, devido aos dois projectos que tenho para fazer, visto que um até deverei fazê-lo sozinha o que não me anima nada,por ser bastante complicado, mas logo se verá e tu vais conseguir, pensamento positivo e boa sorte!!! : D

    Like

  3. Rita P. says:

    Boa sorte com esses trabalhos e testes!
    Por acaso quando fui para a faculdade ainda pensai em ir para história porque sempre gostei, mas vi logo que seria um curso de muuuiitooo estudo… o que me fez desistir da ideia :p

    Like

  4. Miguel Alexandre Pereira says:

    Percebo perfeitamente o stress de esse teu estudo, a minha namorada está a tirar o curso de Arqueologia e está com os mesmos problemas que tu… Estou a ver que tens passado dias extremamente trabalhosos, espero que consigas concluir tudo no seu devido tempo! Já agora muitos parabéns pelo 18, que grande nota🙂

    Like

  5. Inês says:

    Também há testes intermédios na faculdade? Hmmm…egiptologia parece-me uma cadeira tãooo divertida (or not), mas ainda bem que te correu bem e parabéns pelo 18! Se no secundário é difícil, imagino na faculdade!

    Like

Say what's on your mind

