FashionSkribo apresenta… “The Fifth Estate”

Eu estou a ter algumas dificuldades em entrar no ritmo académico, este semestre, pelo que não que tipo e que duração irei conseguir dar ao blog nos próximos tempos. Alguns trabalhos estão-se a revelar mais morosos do que eu esperava e já com testes à porta, estou a ficar sem muito tempo livre. E, entretanto, já tomei a decisão drástica de ir acordar, todos os dias, bem cedinho para estudar antes de ir para a universidade. Enfim, são os sacrifícios que um estudante universitário tem de fazer.

Mas passando ao que realmente interessa, hoje trago-vos mais uma sugestão cinematográfica. O filme de hoje é uma biografia, se é que lhe posso chamar isso. Este filme parece-me ser interessante, embora eu tenha sempre umas certas reservas em relação a este tipo de filme, visto que a história tende sempre a cair para um dos lados, podendo este não ser o da verdade. No entanto, penso que vale a pena ser visto.

The Fifth Estate_movie poster
A história começa com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e o seu colega, Daniel Domscheit-Berg, quando estes decidem juntar-se para se tornarem numa espécie de vigilantes dos mais privilegiados e poderosos. Aos poucos, eles criam uma plataforma que lhes permite que delatores publiquem, anonimamente, dados secretos, dando a conhecer os segredos governamentais e crimes corporativos. O rápido sucesso do webiste trouxe uma fama instantânea aos seus principais arquitectos e transformou o fluxo de informações para os media e o para a generalidade da população. Em pouco tempo, são eles que fornecem as notícias em primeira mão, mais depressa do que todas as lendárias organizações dos media juntas. Mas quando Assange e Berg deitam mão ao maior dos segredos confidenciais da História dos Estados Unidos da América, eles encontram-se numa luta entre si e uma questão definidora da nossa época: quais são os custos de manter segredos numa sociedade livre e quais são os custos de expô-los?

Realizador por Bill Condon (“Gods and Monsters”, “The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1” e “The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 2”), “The Fifth Estate” conta com a participação de Benedict Cumberbatch (“Sherlock”, “Tinker Tailor Soldier Spy” e “The Hobbit” trilogy), Daniel Brühl (“Good Bye Lenin!”, “Inglorious Basterds” e “Eva”), Anthony Mackie (“The Hurt Locker”, “Night Catches Us” e “The Adjustment Bureau”), David Thewlis (“Harry Potter” film series, “The Boy in the Striped Pyjamas” e “War Horse”), Alicia Vikander (“A Royal Affair” e “Anna Karenina”), Stanley Tucci (“The Lovely Bones”, “Easy A” e “The Hunger Games”), Laura Linney (“You Can Count on Me”, “Kinsey” e “The Savages”), Carice van Houten (“Game of Thrones”, “The Happy Housewife” e “Black Butterflies”), entre outros.

Até ao momento, este filme conta com uma classificação de 37% (baseado em 75 críticas), no site de críticas online – rottentomatoes. No entanto, esta classificação não é definitiva, pois a estreia mundial deste filme ainda não se realizou. O certo é que este filme aborda um tema bastante controverso, daqueles que dá pano para mangas em termos de grandes discussões, por isso acredito que vá receber, no final, um misto de críticas – tanto positivas como negativas.

The Fifth Estate_movie picture
The Fifth Estate” estreia hoje (18 Outubro) nos Estados Unidos da América, sendo que a sua estreia para Portugal está prevista que ocorra no próximo dia 14 de Novembro, ou seja, quase daqui a um mês.

As informações foram retiradas dos seguintes sites: movieweb.com, en.wikipedia.org e cinema.sapo.pt.

Quem é que tem curiosidade em ver este filme?

11 thoughts on “FashionSkribo apresenta… “The Fifth Estate”

  1. Sweet woman says:

    Estes filmes deixam-me sempre naquele impasse, normalmente não é do tipo de filmes que mais aprecie e me deixe com a curiosidade à flor da pele, mas quem sabe se este não será um bom filme.
    Eu até que gosto destes padrões, mas discretos e normalmente em tons mais neutros como castanho e preto ou preto e branco, agora aqueles padrões em cores garridas isso é que já não. Se bem que eu acho que também só tenho duas camisolas com aquele padrão. O que não gosto lá muito é de ver aquele padrão em leggings embora no ano passado visse pessoas aos montes com elas vestidas.
    Sim, é sempre uma das desculpas, principalmente se a turma for grande, mas há sempre formas de contornar essa questão como fazerem uma apresentação muito reduzida sobre o trabalho e os professores lerem mais aprofundadamente o trabalho escrito em si, mas a verdade é que isso iria dar um trabalho redobrado aos professores fora do tempo de aulas.
    Isso é outra coisa que eu acho engraçada, mas aí a culpa também acaba por ser dos pais. Isso é verdade, mas uma pessoa acaba sempre por reparar porque existem situações que valha-me deus.
    Beijinhos.

    Like

  2. Dany says:

    Então força e concentração para fazeres tudo direitinho😀
    Por acaso tenho muita curiosidade em relação a este filme, apesar de achar que este filmes de “biográficos” tem pouco, porque tem que se acrescentar sempre alguma coisa para puxar.

    Like

  3. Sweet Stuff says:

    Wow realmente um tema bastante controverso mas ao mesmo tempo intrigante! Fiquei curiosa🙂

    Estavam tão baratos que não resisti mas também não tenho tido grande tempo para ler:/
    Ainda bem que gostaste, é a prateleira da minha estante de que mais gosto🙂

    Like

  4. Audrey Deal says:

    A faculdade vai sendo cada vez mais exigente, mas tenho a certeza que vais dar conta do recado! Nunca vi esse filme mas parece-me uma boa sugestão! beijinho querida e boa sorte!

    Like

  5. Miguel Alexandre Pereira says:

    Sou sincero, estou bastante curioso com este filme! Tenho bastante curiosidade no tema e assim que puder vou ter que o ver! Além disso um dos meus actores preferidos de momento é a estrela! Sigo com muita atenção o trabalho do Benedict desde o extraordinário trabalho que tem vindo a fazer em Sherlock! Se ainda não viste, recomendo-te vivamente🙂

    Like

Say what's on your mind

