Mochilas ou Malas – o que levar para a escola e universidade #2

Há cerca de um ano, na altura em que criei o blog, fiz um post tal e qual como este. Contudo, para mim ele não está assim tão bom, por isso decidi fazer um novo. Cada pessoa tem o seu próprio gosto e, como é óbvio gostos não se discutem, daí que o que importa em, primeiro lugar, é usares qualquer coisa de que gostes e que seja confortável, isto é, que seja facilmente “transportável” de um lado para o outro. E, além do mais não é por estarmos num determinado ano de escolaridade que temos obrigatoriamente de usar um determinado tipo de mochila ou mala: há várias raparigas que usam mochilas (como as da Eastpak) na Universidade, embora este nível de ensino seja sempre associado a malas mais femininas, diga-se assim.

No fundo, a primeira preocupação deverá ser o modo como sobrecarregamos ou não a nossa coluna e os nossos ombros. Ainda que isto seja pensado para os mais novos, no Ensino Primário, para quem está no Ensino Básico também deverá ter em atenção estes aspectos:

  • a mochila deve apenas pesar cerca de 15% do total do nosso peso;
  • os livros/cadernos maiores e mais pesados devem estar na parte detrás, ou seja, aquela que está junta às costas, sendo que os materiais mais leves e pequenos devem estar na parte da frente (e quando digo isto, não me referi aquele bolso na frente das mochilas – evitem guardar objectos de valor no mesmo, sob pena de vos serem roubados);
  • a mochila deve ser sempre usada com as duas alças, que devem estar perfeitamente ajustadas à estrutura da nossa coluna;
  • por sua vez, o fundo da mochila deve estar apoiado na curvatura da zona lombar;
  • tudo isto aplica-se também às mochilas a tiracolo, sendo que se deve ter mais atenção ao seu peso, visto que este irá recair apenas sobre um único ombro.

(informações adaptadas deste artigo)

Ensino Básico
Não me vou pronunciar aqui sobre o 1.º ciclo, pelos motivos óbivos de que corresponde a uma faixa etária que não é propriamente o público-alvo deste blog. Em relação aos 2.º e 3.º ciclos – os quais, para esta perspectiva, não considero serem assim tão disparos um do outro – há que ter em conta que se tem uma enorme quantidade de disciplina, o que equivale a uma também grande carga horária. Muitas vezes, chega-se a passar um dia inteiro na escola e a ter-se de levar connosco imensos livros, visto que se tem bem mais do que apenas duas disciplinas por dia. E o problema não se coloca aí, mas sim no facto de os livros (que às vezes são mais do que um para uma disciplina) serem pesados, especialmente quando são vários.

Para mim, levarmos os livros na mão não é uma opção, na medida em que não é propriamente só um ou dois. Visto isto, o melhor é mesmo usar mochilas, como as que podem ver na imagem abaixo. E uma vez que se tem de levar tanta coisa connosco, estas mochilas são também ideais para tal, já que são bastante espaçosas. Nestes casos não aconselho que se leve uma mochila a tiracolo (como as da última imagem), isto porque seria demasiado peso sobre um só ombro. Mesmo assim, nada vos impede de usarem uma, tenham é atenção à quantidade de materiais que vão colocar dentro da mesma.


Ensino Secundário
Neste nível de escolaridade, o número de disciplinas diminui para metade, fazendo com que a carga horária seja também bem mais pequena do que era no Ensino Básico. Por outro, é certo que também se cresceu um pouco ao longo do anos, e queremos usar algo que nos pareça menos “childish” aos nossos olhos. Contudo, isto não significa também que as mochilas assim sejam totalmente deixadas para trás. Nalgum dia em que se precise de levar mais alguma coisa, do que é normal, ou simplesmente porque gostamos mais desse estilo de mochilas, pode-se optar por mochilas a tiracolo, tanto como as da Eastpak (imagem acima) ou as da Gola (imagem abaixo).

Em relação aquilo a que se conhece pelo nome de mala, temos dois tipos:

  1. malas XL ou XXL (honestamente, não sei qual das duas definições é que se costuma usar, mas penso que vocês compreendem o que quero dizer): são uma óptima escolha se não quisermos levar nada nas mãos, uma vez que cabem lá os manuais e cadernos (e penso que um dossier também, mas em relação a isto já não tenho certezas absolutas);
  2. “purses” (no fundo, malas mais pequenas): são uma boa opção se não nos incomodar o facto de levarmos nas mãos o/s caderno/s e os livros nas mãos, ou apenas uns deles.

Pessoalmente, eu usava um caderno (daqueles com divisórias de que vos falei neste post), que levava na mão, juntamente com os livros das disciplinas dos dia (no máximo dos máximos, eram 3 livros que, na realidade, não chegavam a pesar muito pois, havia disciplinas cujos manuais se dividiam em 3 livros fininhos, diminuindo assim o peso em cada um deles). E, deste modo, a mala que eu levava era uma pequena, onde tinha um estojo, os meus documentos e as restantes coisinhas que como mulheres temos nas nossas malas. Por outro lado, num dia em que precisa-se de levar mais alguma coisa – como o equipamento para Ed. Física que, como eram só umas calças e uma camisola – eu acabava por levar uma mala maior onde me coubesse tudo: caderno, livros, equipamento, estojo, documentos e mais umas cosinhas.

Ensino Superior
Tal como no Secundário, também aqui temos muito menos disciplinas por semana e a carga horária, para a maior parte dos cursos, é mais pequena do que era no Básico. Estamos mais crescidas e, temos tendência a deixar para trás, por completo, as mochilas que tanto usávamos nos primeiros níveis de escolaridade. Se bem que, em muitas faculdade, há um ambiente mais descontraído – diga-se assim – e há quem continue a usar mochilas, sejam as tradicionais de duas alças ou as a tiracolo.

Por sua vez, quem opta por usar malas, geralmente não usa outra coisa, até porque não se tem de levar quase nada para as aulas. Não há livros/manuais obrigatórios, ainda que hajam as suas excepções, como o curso de Direito, pelo que um caderno para tirar apontamentos é quanto nos basta. Num dia em que seja necessário levar livros, sebentas, apontamentos ou até mesmo um portátil, as malas XL ou XXL são uma boa opção, tal como as malas a tiracolo.

Eu, como não preciso de levar nem livros nem sebentas (honestamente, nada mesmo) para as aulas, uso só malas. Levo comigo um caderno para tirar apontamentos (compro sempre um em tamanho A5 para caber facilmente em qualquer mala), um estojo (super pequeno, visto que me basta uma caneta, um/a lápis/lapiseira e uma borracha) e, depois, tudo o que normalmente se leva numa mala. E, apesar de não levar quase nada comigo, uso tanto malas pequenas como das grandes: torna-se mais uma escolha de que mala é que fica bem com o conjunto e, não tanto, que mala é que suporta melhor o peso de coisas que tenho de levar hoje comigo. Quando quero levar livros comigo, ou levo uma mala maior ou levo-os na mão.


Acharam este post útil? Que tipo de mochila/mala estão a pensar usar este ano lectivo?

10 thoughts on “Mochilas ou Malas – o que levar para a escola e universidade #2

  1. Sweet woman says:

    Desde o 11º ano que deixei a mochila de lado e opto por malas, tenho preferência por malas grandes confesso, mas isso acaba por depender também da roupa que levo e das coisas que preciso de levar nesse dia, então identifico-me contigo neste aspecto.
    Só se torna mais aborrecido é quando tenho que levar o portátil, porque tenho que optar sempre por levar a mala que tenho para ele.

    Like

  2. inês* says:

    Não podia concordar mais com as dicas (pelo menos até ao secundário)🙂
    Os 2 últimos anos (10º e 11º) usava sempre mala, uma em que coubessem os livros e cadernos (em dias de chuva) ou que, pelo menos, servisse para o estojo e livros, levando os cadernos na mão. Nos dias de EF levava mochila (por causa do equipamento). Agora que vou para o 12º e só vou ter 5 disciplinas, das quais apenas 3 requerem livros e de acordo com o que vi o ano passado apenas 1 requer caderno (apesar de levar sempre, mesmo que não use, para apontamentos), vou passar sempre a levar mala e talvez um saco de ef. (;

    http://www.fashionbrand.blogs.sapo.pt
    Inês*

    Like

  3. Marisa Alexandra says:

    Olá, encontrei o teu blogue há pouquinho tempo quando andava a pesquisar algumas coisas sobre o regresso às aulas e os teus posts têm sido muito úteis.
    Em relação a este post, achei as dicas muito boas e concordo com tudo o que disseste. Eu vou começar o secundário agora e estou a pensar usar uma mala (esta em castanho- http://www.pullandbear.com/webapp/wcs/stores/servlet/category/pullandbearpt/pt/pullandbear/29027/#/2629889/BOLSA SHOPPER BÁSICA) achei-a bonita e como é básica vai ficar bem em todos os outfits que usar para a escola. Eu, em principio, vou ter cacifo na escola por isso posso por lá os livros durante o dia para não ter muito peso. Em dias de EDF vou usar um saco de desporto que tenho do ano anterior. Mais uma vez como vou ter o cacifo posso guardar lá o saco.
    Em relação ao material, já tenho uma lista e este ano é bem pequenina. Optei por usar cadernos de argolas para todas as disciplinas mas vou fazer o seguinte: vou ter um A4 para biologia e geologia, um A4 para fisico-quimica, um A4 para matemática e depois para filosofia, português e inglês vou tentar comprar um único A4 sem divisórias e fazer os separadores com post-its. Só que tenho receio que um caderno A4 de argolas com 180 folhas não chegue para as três disciplinas :s Depois tenho também um A4 de capa preta para levar todos os dias e tirar apontamentos, ou seja, em certas alturas nem tenho de levar os cadernos todos, basta o dos apontamentos e já levo menos peso. Assim que chegar a casa passo a limpo para o caderno da disciplina para ser mais fácil estudar. Também vou fazer apontamentos em folhas soltas para puder estudar como fiz no 9º ano mas isso fica sempre em casa provavelmente.

    Gostava de saber a tua opinião sobre isto.. Será que é boa ideia ou não me vou organizar assim?

    Ah, gostava de pedir uma coisa mas não sei se estás disposta a ajudar.. Eu este ano vou para uma escola completamente nova, noutro sítio.. Vou ter de ir de autocarro e em vez de me levantar às 07:45h como fiz até gora vou me ter de levantar muito mais cedo porque tenho autocarro às 06:50h. Depois mesmo que tenha tardes livres ou assim vou chegar a casa todos os dias às 18h. Sendo assim gostava de te pedir uma pequena rotina diária adaptada a este horário. Eu tenho de conseguir estudar, ter o tempinho para atualizar o meu blogue, vir ao computador.. Não sei como vou fazer porque como chego tarde e vou muito cedo não me posso deitar muito tarde e depois não tenho tempo para nada.. Se me pudesses ajudar agradecia imenso..

    Desculpa ter escrito um comentário tão grande… Se quiseres responder por e-mail está aqui: marisalexandraa@gmail.com

    Parabéns pelo blogue!
    Beijinhos,
    Marisa

    Like

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s