E porque o estudo ainda não acabou…

Eu tenho que me aplicar nos próximos dias. Quer dizer, os meus exames já acabaram há duas semanas e até já sei as minhas notas finais todas, o que não estava nada à espera tendo em conta que os meus professores sempre levaram imenso tempo a dar notas – deve ser a enorme vontade de irem de férias de Verão. Contudo, a minha ida para a excavação em França vai requerer que eu estude um bocado. Não ao ponto de saber tudo, tintim por tintim, porque não vou ser avaliada como se fosse fazer um exame, mas ao ponto de não me sentir desorientada enquanto lá estiver. E, além do mais, um dos investigadores reponsáveis aconcelhou-nos a ler alguns artigos e/ou livros.

Primeiro que tudo, a não ser que já tenhamos estado a escavar naquele sítio, convém sempre conhecermos o contexto em que iremos escavar. E, por um lado, é exactamente isso que eu vou fazer. Mas, por outro lado, e em segundo lugar, também convém que o faça porque nunca escavei nenhum sítio deste período. Gostei bastante deste pormenor. Logo no e-mail de confirmação de que tínhamos sido aceitos na equipa de escavação para a campanha deste ano, seguia-se em anexo um ficheiro com todas as informações necessárias para a nossa chegada e estadia no local, mais uma lista de bibliografia aconselhada. E este não é um pormenor que eu veja em muitos investigadores, infelizmente.

_DSC0009
Não só temos de conhecer o contexto arqueológico que vamos escavar e o que já foi descoberto em anos anteriores (caso outras escavações já tenham sido realizadas), como também temos de ter algum conhecimento dos vestígios que poderemos encontrar. Por isso, os primeiros cinco artigos (na imagem), penso, que serão os mais importantes e aqueles com maior prioridade para serem lidos. E, ao fim de alguns anos sem estudar qualquer coisa relacionado com o corpo humano, penso que chegou a altura de o voltar a fazer. Ainda que não me vá debruçar sobre o corpo humano em si, vou andar a estudar o melhor que conseguir sobre o esqueleto porque, pelo menos no meu ponto de vista, as hipóteses de se encontrarem ossos (humanos ou de animais) são altas. Não penso que vá encontrar algum, mas pelo menos não serei tão ignorante se vir um à minha frente – admito que eu e os ossos humanos nunca nos demos bem; só sei o nome de uns quantos, e mesmo assim, nem tenho a certeza se os sei identificar.

Como é que estão a correr os vossos exames, para quem os ainda tem? E como é que está a correr o início das vossas férias, para quem já está despachado dos exames?

13 thoughts on “E porque o estudo ainda não acabou…

  1. Cat's says:

    Bem isso é que vai ser estudo…mas vais ver que compensa! Quando tiveres lá por França a fazer o que gostas nem te vais lembrar que passas-te os primeiros dias de férias fechada em casa a estudar🙂 Por estes lados se também está quase de férias…falta só um exame! beijinho

    Like

  2. Inês - Fashion Brand says:

    Eu quando era pequena queria ser arqueóloga, e sinceramente a profissão sempre me fascinou, mas a minha relação com a geologia é péssima, pelo que prefiro a área da saúde (que é, infelizmente, aquela com médias mais altas).
    Mas boa sorte nisso e diverte-te nas escavações😉

    Like

  3. mafaldamusic says:

    Só de te ouvir falar do teu curso fico com vontade de experimentar arqueologia! Não tens noção ahah Pena que não esteja em letras!
    Boa sorte em frança🙂 Sempre vais criar aquele blog e os posts sobre a preparação para a viagem?

    Like

    • Maria says:

      Aww obrigada! Não. Eu vou falar das minhas “aventuras” em França aqui, neste blog. Realmente, penso que é a opção mais sensata.

      Like

  4. Sweet Stuff says:

    Oh obrigada querida e não fazia a mínima ideia, parece-me mesmo interessante!

    Realmente há imensa gente com tatuagens no pulso portanto não deve haver grande problema🙂

    Boa sorte com a escavação!😀

    Like

  5. Sweet woman says:

    Embora acredite que isso te vai custar um bocado principalmente porque já estás em “férias”, é bom que tenhas essa postura de querer saber e conhecer mais, sempre te vai ajudar e ser bastante útil na altura de estares em campo.
    Eu só fico de férias daqui a quinze dias e bem que já preciso.

    Like

  6. Margarida says:

    Bom estudo, tenho a certeza que vai correr tudo bem!
    Eu tenho mesmo que começar a estudar para as melhorias, amanhã já vou voltar a pegar nos livros.

    R: Eu lembro-me perfeitamente desse ano em que as aulas começaram mais tarde. No meu caso fiquei toda contente porque foram mais uns dias [e já não tenho bem a certeza de quantos foram mas na altura pareceram muitos] de férias!🙂

    Like

  7. Raquel Alexandra says:

    Eu também não bebo muita água, a não ser à noite que fico cheia de sede, mas estou a começar a fazê-lo porque sei que faz muito bem.
    Amanhã é o exame de português e como já tinha estudado para a data inicial, decidi não estudar muito mais e rever só nos dois dias antes, ou seja, ontem e hoje, mas fico tão aborrecida, porque li as obras, andei a estudar isto o ano inteiro, fiz testes sobre isto, e sinto que não tenho capacidade para apronfundar ainda mais o assunto, dar ainda mais do que já dei, porque estou tão cansada, e fico a perguntar se será suficiente, se não me irá correr mal por não ter estudado desde que a data foi adiantada, enfim. Só me resta respirar fundo, ir dar o meu melhor e desejar que corra tudo bem. Desta vez não vou mesmo ver os critérios. Vou esperar que as notas saiam.
    Eu adoro veados, acho-os amorosos e se pudesse tinha tirado ainda mais fotografias do que tirei e eu tirei muitas, embora na publicação que fiz não estejam nem um terço.
    Desejo-te toda a sorte com a escavação em França. Tenho a certeza que te vais sair bem e estou ansiosa por ver fotografias e ler o teu testemunho.
    Beijinhos🙂

    Like

  8. Rita says:

    Eu ainda tenho um exame de recurso no dia 12, por isso o meu estudo tbm ainda não acabou🙂
    Bons estudos e boa sorte nessa aventura😉

    Like

Say what's on your mind

