Tendências Primavera/Verão 2013: small details

Hoje trago-vos mais um post sobre as novas tendências para a Primavera/Verão. Com a Primavera já a chegar a meio, esta rubrica encontra-se quase a chegar ao seu fim, sendo que este é o penúltimo post. Do mesmo modo que fiz para os padrões e para os estampados, também este será um multi-post onde vos vou apresentar mais do que uma tendência. Ainda que o título fale em pequenos pormenores, a verdade é que estas tendências não são pequenas coisas, são apenas tendências mais acessórias e que têm menor expressão nas colecções, mas que mesmo assim têm sido frequentes nos últimos anos. Assim, o post de hoje será sobre vestidos, saias e calções curtos e, ainda, crop tops.

small details_design 1
Como podem ver nos modelos acima, apresentados na London Fashion Week Spring 2013 (Burberry), na New York Fashion Week Spring 2013 (Jason Wu e Carolina Herrera), na Paris Fashion Week Spring 2013 (Balmain) e na Milan Fashion Week Spring 2013 (Blugirl, Dolce & Gabbana e Roberto Cavalli), estamos na presença de tendências incorporadas em tendências, algo que já não é uma novidade pois já se tinha reparado nisto em posts anteriores. Nos últimos anos, especialmente nas estações da Primavera e Verão (mal que não seja porque são mais propicias a isso), tem-se vindo a ver um maior número e uma maior diversidade de calções curtos, sobretudo rendilhados – algo que dá uma extra sensação de feminilidade a um conjunto. Neste sentido, temos também as mini-saias, que cada vez são mais comuns neste “padrão”. Embora os vestidos curtos (ao nível das coxas) possam ser considerados como um elemento de vulgaridade, a verdade é que os estilistas conseguiram contornar este possível problema. Honestamente, não é um tipo de vestido que usásse para o dia-a-dia, mas penso que fica óptimo num contexto de praia.

Para além do que já referir para os vestidos, estes apresentam outra característica: o facto de incorporarem cortes inesperados, ou seja, apresentarem alguns cortes que normalmente não se veria nestas peças. Por último, outra peça que tem conseguido o seu destaque nas recentes colecções de Primavera/Verão são os crop tops. Do mesmo modo que é assim considerado para outras peças, também estes tops devem ser bem conjugados sob pena de se entrar no campo da vulgaridade (não queria ser tão extrema mas a verdade é que não me ocorre à cabeça  outra palavra). Este tipo de top enquadra-se bem em looks para o dia-a-dia, para uma saída à noite ou para idas à praia, ou seja, para ocasiões informais, mas já não se enquadra bem em contextos mais formais.

small details
Do mesmo modo que tenho estado a fazer para os anteriores posts desta rubrica deixo-vos aqui conjuntos nos quais se podem inspirar. E como fiz para o outro multi-post, este número será um pouco maior do que é habitual: look 1, look 2, look 3, look 4, look 5, look 6, look 7, look 8, look 9, look 10, look 11 e look 12.

O que acham destas tendências? Vão aderir?

6 thoughts on “Tendências Primavera/Verão 2013: small details

  1. Dany says:

    Já estou cansada de ver calças às riscas, por isso já nem consigo gostar. Acho um piadão aquele vestido da Dolce&Gabanna, mas apenas num contexto de desfile porque fora disso acho que ninguem daria nada por ele. E já me imagino é com esse look da Blugirl, isto claro se tivesse umas pernas bonitas para mostrar. beijinhos*

    Like

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s