Tendências Primavera/Verão 2013: “ex oriente lux”

Voltando mais uma vez ao tema das novas tendências para as estacões da Primavera/Verão, hoje trago-vos um post acerca das peças de roupa de inspiração oriental. Este é mais um exemplo de uma tendência secundária, que não teve muita expressão nos desfiles de moda nem tem muita expressão na maior parte das colecções de lojas físicas. E esta é também uma tendência que está a ter um maior destaque, apenas, este ano.

oriental_design
Como podem ver pelos modelos acima, apresentados na Milan Fashion Week Spring 2013 (Emilio Pucci e Etro), esta é sem dúvida uma das tendências que têm pouco destaque, visto que poucas foram as marcas a apresentarem peças de inspiração oriental. E o mesmo aplica-se às marcas “ditas” baratas (cujos exemplos vos mostro em baixo), na medida em que são poucas aquelas que têm peças desta tendência. Aliás, dos vários websites  que vi apenas consigo salientar a Zara e a Pull and Bear como as lojas com um número considerável de peças de inspiração oriental. Mas é claro, em lojas online este leque de peças aumenta sempre um pouco, embora esta continue a ser uma tendência ainda com pouca visibilidade.

Continuando a analisar os modelos de ambas as imagens, podem reparar que estas se inspiram em elementos característicos do Oriente, nomeadamente de países como a China e o Japão: dragão, flor-de-lótus, peónia e motivos de hibiscus (género de angiospérmicas). Ao contrário de outras tendências, neste caso apenas a encontramos em peças de roupa. Se temos padrões orientais em calças, a verdade é que esta inspiração se encontra mais presente em camisolas ou casacos, que adquirem, agora, a forma de um kimono.

oriental
Tal como tenho vindo a fazer nos últimos posts, deixo-vos aqui alguns looks nos quais se podem inspirar: look 1, look 2, look 3, look 4, look 5, look 6 e look 7.

O que acham desta tendência? Vão aderir?

12 thoughts on “Tendências Primavera/Verão 2013: “ex oriente lux”

  1. Sweet woman says:

    Sim, aquelas duas cores juntas funcionam bastante bem porque acabam por contrastar mas não em demasia.
    Sim sim, eu quero começar a vê-la assim que tiver oportunidade, porque estou certa de que vou gostar bastante dela pelo simples facto de se diferenciar das outras.
    Quanto à tendência de que falas no post, gosto dependendo das peças, há muitas que não gosto nem por nada deste mundo, mas há outras mais discretas que usaria sem problema nenhum. Por exemplo, das peças que escolheste usaria as duas primeiras, gosto bastante delas.
    Beijinhos.

    Like

  2. Filipa says:

    Acho linda a tendência, embora não seja algo que usaria, mas fica sempre bem e há peças fantásticas!
    Obrigada por teres passado no meu blog!😀

    Like

  3. Fashion Brand says:

    É verdade, especialmente quando o o cerco “aperta” e as exigências do ministério da educação relativamente a TI e exames são maiores (vá lá que no TI de filosofia foram simpáticos), mas tenho mesmo de dar o meu máximo, porque o curso que quero está entre os 18 valores (medicina dentária) e será muito difícil entrar, por isso estou a pensar em ir para um curso dentro dessa área (da medicina oral) ou ir para a egas moniz onde a média é bem mais baixa (dentro dos 15 valores), porque com média de 16/17 não dá mesmo, e o blog não está dentro das minhas prioridades:/
    (Relativamente ao post)
    Não adoro a tendência, mas há certos padrões dentro do género oriental que ficam muito engraçados em certas peças😉

    Like

  4. Margarida says:

    Não desgosto desta tendência mas, para ser sincera, também não gosto. É-me indiferente. Quem sabe a minha opinião ainda mude nos próximos tempos mas não me parece! Não vou aderir, sendo assim. Contudo tenho que admitir que algumas peças são uma graça🙂

    Like

Say what's on your mind

