Tendências Primavera/Verão 2013: padrões & estampados

Peço desculpa pelos últimos posts pouco elaborados, visto que tenho estado a ter uma semana muito atarefada. Mas regressando, mais a vez, ao tema das novas tendências para a Primavera/Verão, hoje trago-vos um multi-post. Quero eu dizer que, ao contrário dos anteriores, vou apresentar-vos algumas tendências juntas num só post. Como podem ver pelo título, o post de hoje é sobre padrões e estampados. Sem dúvida esta não é uma novidade para nós, pois os padrões e os estampados têm vindo a ser uma constante nos últimos anos. Mas, por exemplo, se há padrões (como o floral) que nos têm vindo a acompanhar ao longo de vários anos, o certo é que há outros padrões e/ou estampados, por assim dizer, que são mais recentes.

padrões_estampados_design
Como podem ver pelos modelos acima, apresentados na New York Fashion Week Spring 2013 (Oscar de la Renta, Marc by Marc Jacobs, Ralph Lauren e Custo Barcelona), na London Fashion Week Spring 2013 (Holly Fulton), na Milan Fashion Week Spring 2013 (Blugirl) e na Paris Fashion Week Spring 2013 (Elie Saab e Hermès), existem diferentes tipos de padrões e estampados. Aliás, este ano, com a introdução de tendências específicas, a variedade de padrões e estampados é maior. Neste sentido, estou-me a referir às riscas e ao conjunto de padrões que encontramos para as peças em preto e branco (podem ver os respectivos posts aqui e aqui), que ganharam mais relevância este ano; exemplos estes que podem ver nos modelos da Oscar de la Renta e da Elie Saab. E esta é uma das principais características destas estacões: frequentemente se assiste à conjugação de mais do que uma tendência numa mesma peça.

Como podem ver pelas peças que eu vos mostro abaixo, estamos perante duas realidades distintas: (1) predominância dos padrões floral, étnico e “geométrico”, em lojas físicas; (2) existência de estampados “únicos” (como o “galaxy”, de que podem ver mais exemplos aqui), em lojas online. A verdade é que peças com um padrão floral são cada vez mais frequentes nas colecções de Primvaera/Verão, bem como a presença de padrões como o da camisa da Zara (aliás, bastante comuns neste tipo de peças). Com o advento e o aumento das lojas online, tornou-se mais frequente a existência de calças (nomeadamente leggings) com padrões, atingindo nestes casos uma enorme variedade. E, novamente, estamos perante uma tendência (ou várias) que se encontra em todos os tipos de peças de roupa, como também em acessórios e calçado.

padrões_estampados
Do mesmo modo que tenho estado a fazer para os outros posts, deixo-vos aqui alguns exemplos de conjuntos nos quais se podem inspirar. Costumo ser regular no número de exemplos que dou, mas como este é um post que inclui varias tendências, optei por deixar-vos mais alguns exemplos do que é normal: look 1, look 2, look 3, look 4, look 5, look 6, look 7, look 8, look 9, look 10, look 11 e look 12.

O que acham desta tendência? Vão aderir?
Gostavam de ver mais posts com fotografias tiradas por mim?

15 thoughts on “Tendências Primavera/Verão 2013: padrões & estampados

  1. Cidade do Pecado says:

    Eu há uns tempos atrás odiava padrões. Simplesmente recusava-me a vestir. Mas com o tempo fui começando a habituar-me e hoje em dia já há vários padrões que gosto e utilizo.
    No entanto, acho que mesmo assim ainda me fico um pouco pelos mais discretos🙂

    beijinho

    Like

  2. Cat's says:

    Gosto! Especialmente dos padrões florais e étnicos🙂 Acho que já precisamos de cores alegres e padrões divertidos…que este inverno durou tempo demais!

    Like

  3. Margarida says:

    Não gosto de todos os estampados mas há alguns tão giros… Impossovel resistir!
    Era óptimo ver mais post com fotos tiradas por ti, pelo menos eu gostava. Beijinho🙂

    Like

  4. Ania Morouço says:

    Estampados florais estão na minha lista de favoritos. Amei o vestido da Zara, as sandálias e ambos os calções (tudo da Zara)!!!
    Não posso ver estas coisas, quando estou tão mal de finanças😐
    beijinhos

    Like

  5. blackbunnyy says:

    Pois é, cada vez mais os padrões e estampados estão mais presentes no dia-a-dia e eu até gosto muito de ver, mas quanto ao utilizar já acho mais difícil..acho que é preciso um certo cuidado na forma como conjugamos esse tipo de peças por serem bem elaborados alguns e por si só, já chamarem bem a devida atenção. Gosto muito de combinações do género do look 2 e 4, e já algum tempo que ando atrás de um vestido do género,de tecido leve e florido,perfeito agora para a dita primavera xD

    R: Adorei a cover que me mostraste, há realmente pessoas bem talentosas,fantástico!

    Bjinho

    Like

Say what's on your mind

