Tendências Primavera/Verão 2013: transparências

Dando continuação aos post sobre Moda, hoje apresento-vos mais uma das novas tendências para a Primavera e o Verão: as peças com transparência. De facto, um dos aspectos que tenho vindo a referir, e que cada vez mais é evidente, certas tendência acabam por passar de ano para ano, permitindo que se aposte em determinadas peças, sem corrermos o risco de deixarem de ser usadas de um ano para o outro. Se bem que, na realidade, devemos optar por peças de que gostamos e que iremos vestir varia vezes, e não por peças que adquirimos apenas porque são uma tendência. E penso que este é um desses casos. As transparências têm vindo a ser uma característica cada vez mais presente nas colecções; e neste aspecto, encontram-se não só nas colecções de Primavera/Verão, como também nas colecções de Outono/Inverno.

Sendo algo mais característico das estacões mais quentes, é sem dúvida uma das minhas tendências favoritas. Para ser sincera, embora não seja assim uma grande fã do tempo quente, gosto bastante das peças de Primavera/Verão. Estas peças com transparências são fabricadas, essencialmente, com poliéster, o que é bom pois faz com que estas peças sejam bem mais frescas, o que é indicado para os dias de maior calor.

transparências_design
Dos modelos que vos mostro acima, apresentados na New York Fashion Week Spring 2013 (Carolina Herrera e Marchesa), na Paris Fashion Week Spring 2013 (Chloé, Elie Saab, Nina Ricci, Saint Laurent e Valentino) e na Milan Fashion Week Spring 2013 (Alberta Ferretti, Blugirl e Emilio Pucci), podemos verificar que existem uns quantos tipos diferentes de transparências. Por um lado, como os modelos da Emilio Pucci e da Nina Ricci, tem-se peças que realmente são mesmo muito transparentes, sendo que se vê tudo e mais alguma coisa. Por outro lado, tem-se peças cuja transparência é menos evidente, não deixando, no entanto, de esta estar presente, como nos casos dos modelos da Marchesa e da Blugirl.

Tal como disse acima, e pelo que podem ver na imagem abaixo, as peças que encontramos nas lojas também variam bastante na sua transparência. E, para além disso, tem-se peças cuja transparência apenas se encontra como um pormenor das mangas, como é o caso desta camisa da Zara. Algo que se nota em ambas as imagens é o facto de as cores destas peças andarem muito à volta do preto e do branco/creme. Contudo, existem algumas peças (em muito menor quantidade) em tons azuis. E como vos tinha dito no anterior post (que podem ver aqui), esta tendência aparece conjugada em peças rendilhadas, como nos casos do modelo da Elie Saab e da Zara. Pelas primeiras imagens, repara-se que a transparência não se encontra apenas em camisas, mas também em vestidos e saias. Contudo, nas lojas físicas estas peças são bastante raras, visto que a maioria é mesmo só camisas. Por último, as peças transparentes também se encontram conjugadas com outras duas tendências: o preto e branco e as riscas, como podem ver pelos modelos da Mango, da Zara e da H&M.

transparências
Como tenho vindo a dizer nos últimos posts, também estas peças são bastante fáceis de conjugar. Para quem não se sinta confortável em mostra “pele” em zonas não comuns, pode optar por usar um pequeno top debaixo de uma destas peças, de preferência no mesmo tom. E penso que, dizer que se deve usar sempre um soutien (também de preferência num tom semelhante ao da camisola), não é necessário. Assim, deixo-vos alguns looks para se inspirarem: look 1, look 2, look 3, look 4, look 5, look 6 e look 7.

O que acham desta tendência? Vão aderir?

15 thoughts on “Tendências Primavera/Verão 2013: transparências

  1. Patrícia says:

    aqui está uma das minhas tendências preferidas! mas claro, dentro de moderação. não gosto nada de ver uma camisa totalmente transparente só com o soutien por baixo no dia-a-dia. temos de escolher as ocasiões. este “cenário” que criei adequa-se perfeitamente, por exemplo, a uma festa na praia🙂

    Like

  2. Sweet woman says:

    Em relação à tua seleção de peças, adoro a primeira camisa da Mango e o último top da H&M, não gosto muito do padrão das cruzes, mas usaria aquele tipo sem dúvida, gosto do corte dele.
    Estou como tu, também penso que aquela saia não seria algo que metesse no meu armário. Quanto à tendência em si também aprecio, mas penso que não é algo que vá aderir muito, terei uma ou outra peça mas nada demais.
    Eu também gosto primeiro do primeiro filme da saga. Sim, estes filmes acabam por ser muito melhores porque acabam por não enrolar muito a história e fazer tudo o que têm a fazer num só filme em vez de ser em dois ou três.
    Isso é ótimo, porque aquela personagem do HSM não nos diz muito e de alguma forma, também não foi muito explorada na altura em fizeram os filmes, por isso é muito bom que ele vá revelando o seu talento noutros filmes.
    Pois, aí é completamente diferente o que acaba por ser bom para ti também.
    Mesmo, isso acaba por ser muito mau em vários aspectos, daí que seja importante termos diferentes maneiras de conjugar as peças.
    Beijinhos.

    Like

  3. Margarida says:

    Eu adoro esta tendência mas prefiro as peças com transparência menos evidente. No verão passado adquiri algumas roupas com transparências e usei-as imenso e tenho a certeza que vou continuar a usar. Gostava de encontrar uma saia com essa tendência mas não encontrei nada em lojas físicas e nas lojas onlines ainda não encontrei “a tal”.🙂

    Like

  4. Raquel Alexandra says:

    Também não é o meu género literário. Talvez nem o viesse a ler se não fosse obrigatório para o Concurso Nacional de Leitura.
    As mudanças são difíceis de aceitar, mas são importantes para crescermos como pessoas, não percebo porque têm todos tanto medo do desconhecido, quando muito daquilo que nós conhecemos é aterrador.
    Eu não tenho problemas com cantos dobrados, se bem que gosto mais de um livro novo em folha do que um todo despedaçado, mas estou a começar a aprender o quanto sabe bem sublinhar a lápis as citações preferidas nos livros e fazer anotações. Torna um livro verdadeiramente nosso.
    O meu professor de História é que é louco por tudo o que tenha a ver com cinema.
    Beijinhos!

    Like

  5. Dany says:

    opá esquece quando ela me contou até fiquei parva, sim porque não andar com os documentos pode dar direito a multa e não sei se as fotocopias evitaram isso..

    Mas, e eu tenho intermédio esta quarta e eu nem tenho força para estudar, acho só que é uma perda de tempo. Já que para o ultimo me esforcei tanto e nao deu em nada.. beijinhos*

    Like

  6. SophieOliveira says:

    Gosto muito das transparências e comprei uma camisa na Zara com esta tendência à uns tempos. Só não adiro mais porque às vezes as peças são muito caras para a sua qualidade (poliéster) e vamos ser sinceras… Para o frio não dá com nada e eu gosto de ter o máximo de roupa possível que dê para várias estações.

    Das pecinhas que mostraste a que mais gostei foi a primeira camisa da Mango e a azul da Blanco😀

    __________
    Sophie Oliveira
    http://sophieoliveira.com/

    Like

  7. Pulseira says:

    Eu gosto de transparências, bem usadas são muito charme!.
    Quanto ao Louvre, se gostas assim tanto de museus, faz um esforço e vai lá novamente e visita. Vais demorar umas boas horas sim ,ou dias:) Aproveita!

    Like

Say what's on your mind

