A minha experiência: champôs para cabelos oleosos + mini reviews

Voltando ao tema da beleza, hoje trago-vos algumas informações sobre como cuidar de cabelos oleosos, dando a conhecer alguns dos champôs que já experimentei. Antes de passar para as mini reviews, vou apenas dar-vos algumas dicas de como podem cuidar melhor do vosso cabelo.

Dica #1
O cabelo oleoso deve ser lavado com maior frequência, mas não necessariamente todos os dias. Uma lavagem assim tão frequente poderá produzir uma maior rapidez, por parte das glândulas sebáceas, na produção de óleo. É certo que quanto mais tempo se tiver sem lavar o cabelo, este ficará cada vez mais oleoso. Por isso, podem optar por uma destas frequências: (1) dia sim, dia não; (2) dia sim, dia não, dia não, dia sim.

Dica #2
Se usarem algum condicionador, certifiquem-se que este é apenas aplicado nas pontas do vosso cabelo, zona esta com alguma tendência a ser sempre mais seca que as restantes. Esta é a melhor maneira de se evitar uma sobre-hidratação das raízes capilares. E, caso tenho alguma dificuldade em se pentearem, usem apenas uma pequena porção de óleo.

Dica #3
Deves pentear apenas o teu cabelo as vezes necessárias. Isto deve-se ao facto de o “pentear” estimular as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais óleo. E o mesmo aplica-se para quando estamos a mexer o nosso cabelo com as mãos. Neste caso, o problema é a passagem do óleo que se vai acumulando nas mãos para o nosso cabelo.

Dica #4
Evita lavar o cabelo com água excessivamente quente, uma vez que esta retira todo o óleo e, assim, o couro cabeludo irá imediatamente produzir mais óleo para substituir o que se perdera. Opta por passar o cabelo por água morna e depois por água fria.

Dica #5
Enquanto secas o teu cabelo, tenta mantê-lo afastado da testa, na medida em que esta é uma zona naturalmente oleosa. Assim evitas que mais óleo passe para o teu cabelo. E neste sentido também se pode acrescentar o uso de alisadores, que promove ainda mais produção de óleo; isto para além de que iremos passar várias vezes com as nossas mãos pelo cabelo.

As informações foram retiradas deste website.

hair 2
Herbal Essences – Frescura Purificante (250ml – 2,98€)
Dos vários champôs de que falo neste post, este é aquele que uso com maior frequência. Foi o primeiro (destes) que experimentei e nunca deixe de usá-lo, mas como nem sempre o encontro nos supermercados, sou como que forçada a comprar outros produtos, daí já ter experimentado uns quantos.

Como os vários produtos desta marca, este champô tem um cheiro bastante agradável – algo do género de pastilha elástica: é um cheiro suave, que permanece no nosso cabelo ao longo do dia, mas que não é excessivamente forte. E se há um aspecto de que gosto nos champôs é que eles façam espuma, o que neste caso não tenho razão de queixa em relação a este champô. Eu gosto bastante deste produto visto que após cada lavagem sinto o meu cabelo bem mais saudável; sinto como se toda a oleosidade que o meu cabelo possa ter adquirido ao longo do dia desapareceu.

Le Petit Marseillais com argila branca e leite de jasmim (300ml – 3,49€)
Eu experimentei este produto apenas há pouco tempo, pelo que não tenho ainda muita experiência com ele. Tal como o champô acima, este também me deixa com a sensação de ter o cabelo bem mais leve, sem qualquer resquício de óleo. E tanto em termos de espuma e de cheiro é um bom produto. O cheiro é bastante agradável e também se aguenta por umas quantas horas.

Pantene – Classic Purificante (250ml – 3,89€)
Este não é bem um produto indicado especialmente para cabelos oleosos, como é o caso dos outros. Este champô foi-me sugerido pela Daniela do blog “Sempre na Moda“, quando lhe perguntei que champôs transparentes é que ela aconselhava. Eu basicamente só uso este champô uma vez por semana para fazer uma lavagem mais profunda ao meu cabelo, de modo a que sejam retirados quaisquer resquícios dos produtos que vou usando e da própria poluição presente no ar que se acumula no nosso cabelo.

Mesmo não sendo um produto directamente direccionado para cabelos oleosos, não me tem desapontado nada. O meu cabelo fica igualmente lavado com este ou os dois produtos acima, visto que tenho a mesma sensação de ele estar seco. E em relação à espuma e ao cheiro não tenho nada a dizer que já não tenha mencionado para os produtos acima.

Fructis Fresh (250ml – 3,69€)
Nem todas as reviews que se publicam são positivas, e bom exemplo disso é a opinião que tenho deste champô. Numa das vezes que fui comprar champô porque já não tinha nenhum em casa, deparei com o facto de não haver nenhum da Herbal Essences, e acabei por comprar este pois pareceu-me um bom produto. Mas o certo é que, depois de o ter usado durante dois meses, a minha experiência não foi muito boa.

É certo que faz espuma e que o seu cheiro é bastante agradável. Mas cada vez que lavava o cabelo ficava com a sensação de que nem se quer o tinha lavado. É como se toda a oleosidade que o cabelo adquire num dia continuasse lá, independentemente de ter ou não lavado o cabelo.

Para quem tem o cabelo oleoso, que champôs é que costumam utilizar? E para quem tem outros tipos de cabelo, que produtos é que usam?

11 thoughts on “A minha experiência: champôs para cabelos oleosos + mini reviews

  1. Melissa Gennero says:

    Desculpem mas eu odeio este champo de argila verde da Petite Marseille. Comprei em promoção no continente a pensar que fazia um bom negócio visto que estava a 1.95 euros. Enganei-me redondamente! Para me pentear é um castigo. Já arranquei quase metade da peruca por causa disto. Não aconselho mesmo nada. O cabelo fica tão desidratado que nem dá para colocar uma escova ou pente para desembaraçar. Pessimo!

    http://www.worldmobiledatabases.com
    http://www.revenderyodeyma.com

    Like

  2. Sónia Abreu says:

    Lista de shampos para cabelos oleosos

    Pantene purificante- otimo
    Herbel essences frescura purificante- bom, mas difícil de espalhar
    Lê petiti marselieas argila- muito bom
    Garnier fructis- bom cheiro, mas tira pouquíssima oleosidade..
    Elvive multivitaminas- maravilhoso, recomendo!!
    Maylabel simple- primeiro shampu que utiizei, maravilhoso, muito barato, tira a oleosidade toda, a primeira lavagem
    Maylabel gengibre e pepino- bom, cheiro otimo, baratos, tira a oleosidade toda em +\- 2=3 lavagens. Bom!!!
    Natural honey cabelos oleosos- não é dos melhores, mas não voltaria comprar
    Tresemme- e bom, mas não vale o preço que é, ou seja, pode ser bom mas não vale 8€,,
    Essentya (marca branca do pingo doce)- muito bom! Super baratos.. Recomendo!!
    Garnier fructis frescura vitaminada- horrível deixa o cabelo super seco…
    Shampu Palmolive- difícil de encontrar mas e super bom, deixa o cabelo super leve e fresco.
    Shampu stratti cabelos oleodos – muito bom, podem encontrar na loja de cosmético Carlos Santos.. Custa 5 e tal.
    Este são os que eu experimentei, e a minha opinião sobre cada um deles…

    Like

  3. makeitwithglamour says:

    Desde que a herbal mudou os seus champôs, que só usei um, o azul que não me lembro bem para o que era, mas deixei-o imediatamente, pois não fazia espuma e era dificil de espalhar pelo cabelo. Não sei se entretanto eles mudaram estas características, mas pelas fotos, esse parece ser um mais líquido do que o que eu usei…

    Em relação aos outros não me admiro pois são marcas que eu adoro =)

    Ah, e excelentes conselhos! =D

    Like

  4. Pat says:

    Adorei o post. Como estamos na época natalícia, será que podias postar sugestões de penteados a usar no Natal (penteados com cabelos encaracolados também por favor?)?

    Like

  5. Joana says:

    Eu usei durante muito tempo o champô para cabelos oleosos da Yves Rocher e d’O Botícário e são ambos excelentes!🙂 Recomendo vivamente!

    Beijinhos,
    Joana

    Like

    • Cláudia says:

      Estou a pensar comprar o champô da yves rocher, mas quero ter a certeza que é bom, porque estou cansada de comprar champôs que não resultam. Ele limpa bem o cabelo? Quanto tempo dura o cabelo sem lavar?

      Like

  6. Sweet woman says:

    Ter cabelo oleoso acaba por ser uma coisa muito chata, tenho uma amiga que tem e queixa-se imenso disso. Ela já usou N champôs diferentes e o resultado nunca é muito favorável, então quando apanha humidade, é o caos.
    Eu não tenho champô certo, mudo conforme a minha mãe vai comprando, mas atualmente estou a usar um da L’oreal, aqui em casa costumamos comprar dos champôs grandes, fica mais caro na altura mas dura imenso tempo!
    Eu esta semana gostei de praticamente todos🙂 Obrigada!
    Sim, acaba por ser mesmo isso. Os bens materiais deixam de ser tão essenciais e acabamos por começar a dar valor a outras coisas, é normal e é uma pena que esse tipo de coisas só venha com a idade e consequentemente a maturidade.
    Claro que não convém, também acaba por tornar-se demasiado maçador para ti. O ideal deve ser ires intercalando o estudo com coisas que gostes mais de fazer.
    A sério? Bem, perdeste o filme mas ficaste com o trabalho já pronto, por isso nem foi mau de todo, até acabou por ser bom.
    Beijinhos.

    Like

Say what's on your mind

