Arrumação, Organização e Ambiente no nosso Quarto

Ainda que um pouco deslocado de todo o contexto do regresso às aulas, decidi que devia dar continuação ao tipo de posts que comecei a fazer – até porque este é um dos principais tópicos aqui abordados. Não sei bem ao certo quantos e quais irei fazer, por isso não vou estabelecer quaisquer prazos para as suas publicações. Mesmo dito isto, sintam-se livres para fazerem os vossos pedidos relacionados com ambos os Ensino Secundário e Superior. O tema do post de hoje pode ser, de certo modo, considerado como uma espécie de adição ao post que fiz sobre os métodos de estudo (que podem ver aqui).

Organização do quarto
Para mim, algo muito fundamental para o nosso sucesso a nível académico (seja em que grau de ensino for) é sermos organizados. E penso que isto também se deve verificar no estado em que se encontra o nosso quarto. De certo que se tiverem todas as vossas coisas (da escola/universidade) espalhadas por vários quantos do vosso quarto, será bastante difícil encontrarem, em pouco tempo, aquilo de que precisem. No meio de muita confusão pode-se mesmo chegar a perder coisas importantes. Com isto dito, apresento-vos algumas dicas em como podem manter o vosso quarto organizado e em como torná-lo num melhor espaço para estudarem.


Dica #1
A arrumação e a organização do vosso quarto deve começar pela vossa secretária, visto que é o sítio onde passarão a maior parte do tempo, ainda que não necessariamente sempre com o objectivo de estudarem. A quantidade de coisas que possam ter na secretária irá depender do tamanho da mesma: uma que seja pequena convém que não tenha imensas coisas, se não ela iria ficar cheia e super confusa em pouco tempo. Para começar, devem arranjar uma secretária que seja do vosso agrado, que seja funcional e que seja resistente: não há ponto nenhum em comprar uma que muito em breve terá ser substituída. Podem encontrar aqui, aqui e aqui alguns exemplos.

A vossa secretária deve ter um espaço reservado para o vosso computador. Se tiverem um portátil é óptimo pois podem movê-lo de um lado para o outro e estes até que nem ocupam muito espaço; se tiverem um computador dito fixo é melhor optarem por colocarem só o ecrã em cima da secretária. Isto porque a caixa de um computador ocupa imenso espaço: assim, ou a colocam no chão ou nalguma estrutura como esta. Caso tenham uma impressora ou um scanner no vosso quarto, optem por arranjar uma secretária que seja grande, pois estes ocupam imenso espaço. Para além disso, certifiquem-se que estes se encontram nalgum canto da secretária para que não vos ocupem muito espaço útil.

Outro elemento importante que devem ter na vossa secretária é um candeeiro, como este ou este. O candeeiro será-vos bastante útil visto que ele vos proporcionará uma maior fonte de luz, o que é absolutamente importante quando estamos a estudar, já que não iremos esforçar tanto os nossos olhos. Para que tudo isto seja possível, o candeeiro deve-se encontrar no lado oposto ao qual escrevem, ou seja, se forem canhotos o candeeiro deve estar do vosso lado direito, se forem destros o candeeiro deve estar do vosso lado esquerdo. E refiro isto porque, assim, o vosso braço não servirá de obstáculo à luz que vem do candeeiro.

Por último, poderão ter um quadro magnético, como este, em que possam colocar o vosso horário da escola ou da universidade, em que possam colocar os vossos planos semanais ou mensais. Esta é uma óptima maneira de terem tudo isto sempre visível.

Dica #2
Para quem tenha pouco espaço de arrumação no seu quarto, é uma boa ideia optar por colocar prateleiras (como esta) nas paredes próximas ao local onde tens a tua secretária. Não tem de ser necessariamente algo esteticamente lindo, mas de certo modo até se poderá tornar mais económico. Por outro lado, podem optar por comprar estruturas como esta, esta ou esta, conectando-a à vossa secretária, transformando-os como que num só móvel. Se, por contrário, tiverem espaço no vosso quarto, o mais indicado será mesmo adquirirem móveis. Este, este, este ou este podem-vos servir de exemplo.

Seja qual for o tipo de arrumação que escolham, especialmente se for móveis, devem certificar-se que aquilo a que irão recorrer mais frequente está ao vosso alcance. De nada vos irá servir terem os dossiers que usam todos os dias nas partes mais altas (ou nas prateleiras mais altas) se vos custa imenso as alcançarem. Reservem esses sítios para colocarem molduras ou objectos decorativos, por exemplo. E, para se tornar mais fácil encontrarem todas as coisas respectivas a cada uma das vossas disciplinas/cadeiras, podem optar por organizar os vossos cadernos, livros, revistas ou dossiers consoante as disciplinas. Quero eu dizer, primeiro colocam tudo o que têm da disciplina A, depois da B, a seguir da C, e por aí fora. Para quem tem apenas prateleiras soltas nas paredes do seu quarto, também é aconselhável que use suportes para livros, como este, de modo a garantir que os livros não caiam nem saiam do seu sítio.

Dica #3
Neste tópico, deixo-vos já aqui alguns exemplos de caixas e arquivadores que poderão ter tanto na vossa secretária, bem como nos vossos armários ou prateleiras. Deixo-vos ainda exemplos de suportes para poderem arrumar as vossas revistas: porta-revistas, porta-cartas, caixa 1, caixa 2 e arquivador.

A chave para a arrumação é saber o que é verdadeiramente necessário. Eu tinha montes de revistas da Bravo, por exemplo, que lia quando era mais nova guardados dentro de um dos meus armários. Tendo em conta que já não leio nada delas e que a única coisa que estavam a fazer era a ocupar espaço útil, optei por colocá-las todas no ecoponto para serem recicladas. É claro que vale a pena guardarmos algumas coisas, temos é de saber seleccioná-las.

Em relação a dossiers ou pastas, que penso serem óptimas formas para guardarmos as folhas e documentos que temos da escola/universidade, também convém saber organizá-los. Se tiverem disciplinas de que tenham pouca coisa, o melhor é guardarem estas todas num mesmo dossier ou pasta, deixando assim dossiers individuais para as disciplinas com mais documentos. E, quando um dossier contém mais do que uma disciplina, utilizem separadores (ou qualquer outra coisa) para as separarem. Depois, dentro de cada disciplina organizem os vossos documentos da forma que melhor acharem conveniente para vocês. Qualquer que esta seja, convém que vos facilite a vida para quando forem à procura do documento X de determinada disciplina/cadeira.



Ambiente
Para além de ser necessário ter-se o nosso quarto arrumado, é igualmente útil que este seja um bom ambiente para se estudar. E quem fala num quarto, fala também numa sala ou noutra qualquer divisão do género da vossa casa. Ou seja, convém que seja um sítio em que se consigam concentrar no que estão a fazer.

Em primeiro lugar, como já referi, o teu local de trabalho deve estar bem iluminado. Se o teu quarto tiver uma boa ou óptima exposição solar, durante o dia faz uso disso mesmo, evitando que assim se gaste mais electricidade. Mas é claro que há noite e nos dias mais nublados tem-se de recorrer à luz artificial. Nestes casos, o mais aconselhado é usar-se um candeeiro de secretária, ao invés do candeeiro de tecto do quarto. Não só a luz deste poderá não ser suficiente no sítio da tua secretária, como um candeeiro ao teu lado te dará maior luz, o que faz com que não tenhas de esforçar a tua visão.

Em segundo lugar, certifica-te que estudas num lugar calmo, sem agitação à tua volta e, sobretudo, sem barulho. Bem, a não ser que sejas daquelas pessoas que conseguem estudar em qualquer lugar. Eu, por exemplo, para fazer trabalhos não suporto o silêncio à minha volta, por isso estou sempre a ouvir música, mas consigo abstrair-me dela ao ponto de ela não interferir com a minha concentração. Agora, para estudar, preciso mesmo de silêncio para me concentrar à sério. Mas quando isto não é possível (visto que há sempre vizinhos barulhentos em qualquer lado, a não ser que se viva numa moradia isolada), opto por recorrer a uma espécie de música ambiente. Por exemplo, o barulho da chuva ou de uma tempestade não me incomoda e ao ouvi-la estou a abafar o som que vem das outras casas do prédio e que me distrai. Há imensos vídeos no youtube com músicas do género, como este, este e este: é só uma questão de encontrares um que te agrade.

Em terceiro lugar, deves te abstrair de qualquer tentação que tenhas à tua volta, como um telemóvel, uma televisão ou o teu computador. Ou seja, deves ter consciência que, naquele momento, precisas de estudar e para tal deves estar concentrada. Quando tiveres acabado os teus trabalhos ou de estudar, lá terás então tempo para veres televisão ou ires para o computador.  Contudo, não penso que seja necessário de todo teres tudo absolutamente desligado. A televisão sim porque, mesmo no silência, a passagem de imagens para os nossos olhos e mente é um facto de grande distração. Agora o telemóvel e o computador não. O computador pode estar perfeitamente em stand-by, sem ser uma fonte de distração para ti. Para mim, só estaria desligado para se poupar electricidade. Por último, o telemóvel pode estar no silêncio, em vez de totalmente desligado.

O que é que acharam destas dicas? São muito (des)organizadas em relação ao vosso quarto?

20 thoughts on “Arrumação, Organização e Ambiente no nosso Quarto

  1. marie says:

    Olá🙂
    Na verdade não deu em nada porque no último dia de candidaturas anulei a minha. Já estava integrada no curso e estava a gostar das cadeiras pelo que comecei a pensar seriamente se valia a pena mudar de curso. E pronto, acabei por anular a minha candidatura. Talvez mais tarde perceba que foi um erro mas pelo menos até agora não me arrependi😉
    Exactamente! Quando começo a ler um livro e gosto fico de maneira presa à história que não penso em mais nada e não quero fazer outra coisa que não seja ler, ou seja, o estudo fica em segundo plano.
    Por acaso, já ouvi dizer muito bem da saga The Hunger Games, e até vi o filme e gostei da história mas nunca li os livros. Além disso, são bons para ler nos transportes porque não são muito grandes e assim não ando muito carregada ;P
    Tenho de vir ler este post porque eu sou um bocado desorganizada, a minha secretária parece sempre que foi atingida por um tornado ><

    .xoxo'

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  2. Fashion Brand says:

    Não, ainda não experimentei :s Já ouvi críticas positivas e outras menos boas (como é o caso da duração), mas acho que com um top coat fica perfeito!
    Ultimamente tenho comprado os vernizes na essence, são 1,25€ e com um top coat ficam um máximo!

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  3. Filipa . says:

    Eu tento sempre manter o meu quarto arrumado de maneira a poder estudar mais descansada e também porque quando está arrumado escuso de perder tempo à procura das coisas e a arrumar antes de estudar🙂
    Adorei o post🙂

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  4. Andreia says:

    Eu gosto de ter o quarto arrumado mas tenho de admitir que ás vezes as coisas descontrolam-se, por isso faço arrumações peródicas. Gostei muito do post🙂

    Beijinhos*

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