Mochilas ou Malas – o que levar para a escola e universidade #2

Há cerca de um ano, na altura em que criei o blog, fiz um post tal e qual como este. Contudo, para mim ele não está assim tão bom, por isso decidi fazer um novo. Cada pessoa tem o seu próprio gosto e, como é óbvio gostos não se discutem, daí que o que importa em, primeiro lugar, é usares qualquer coisa de que gostes e que seja confortável, isto é, que seja facilmente “transportável” de um lado para o outro. E, além do mais não é por estarmos num determinado ano de escolaridade que temos obrigatoriamente de usar um determinado tipo de mochila ou mala: há várias raparigas que usam mochilas (como as da Eastpak) na Universidade, embora este nível de ensino seja sempre associado a malas mais femininas, diga-se assim.

No fundo, a primeira preocupação deverá ser o modo como sobrecarregamos ou não a nossa coluna e os nossos ombros. Ainda que isto seja pensado para os mais novos, no Ensino Primário, para quem está no Ensino Básico também deverá ter em atenção estes aspectos:

  • a mochila deve apenas pesar cerca de 15% do total do nosso peso;
  • os livros/cadernos maiores e mais pesados devem estar na parte detrás, ou seja, aquela que está junta às costas, sendo que os materiais mais leves e pequenos devem estar na parte da frente (e quando digo isto, não me referi aquele bolso na frente das mochilas – evitem guardar objectos de valor no mesmo, sob pena de vos serem roubados);
  • a mochila deve ser sempre usada com as duas alças, que devem estar perfeitamente ajustadas à estrutura da nossa coluna;
  • por sua vez, o fundo da mochila deve estar apoiado na curvatura da zona lombar;
  • tudo isto aplica-se também às mochilas a tiracolo, sendo que se deve ter mais atenção ao seu peso, visto que este irá recair apenas sobre um único ombro.

(informações adaptadas deste artigo)

Ensino Básico
Não me vou pronunciar aqui sobre o 1.º ciclo, pelos motivos óbivos de que corresponde a uma faixa etária que não é propriamente o público-alvo deste blog. Em relação aos 2.º e 3.º ciclos – os quais, para esta perspectiva, não considero serem assim tão disparos um do outro – há que ter em conta que se tem uma enorme quantidade de disciplina, o que equivale a uma também grande carga horária. Muitas vezes, chega-se a passar um dia inteiro na escola e a ter-se de levar connosco imensos livros, visto que se tem bem mais do que apenas duas disciplinas por dia. E o problema não se coloca aí, mas sim no facto de os livros (que às vezes são mais do que um para uma disciplina) serem pesados, especialmente quando são vários.

Para mim, levarmos os livros na mão não é uma opção, na medida em que não é propriamente só um ou dois. Visto isto, o melhor é mesmo usar mochilas, como as que podem ver na imagem abaixo. E uma vez que se tem de levar tanta coisa connosco, estas mochilas são também ideais para tal, já que são bastante espaçosas. Nestes casos não aconselho que se leve uma mochila a tiracolo (como as da última imagem), isto porque seria demasiado peso sobre um só ombro. Mesmo assim, nada vos impede de usarem uma, tenham é atenção à quantidade de materiais que vão colocar dentro da mesma.


Ensino Secundário
Neste nível de escolaridade, o número de disciplinas diminui para metade, fazendo com que a carga horária seja também bem mais pequena do que era no Ensino Básico. Por outro, é certo que também se cresceu um pouco ao longo do anos, e queremos usar algo que nos pareça menos “childish” aos nossos olhos. Contudo, isto não significa também que as mochilas assim sejam totalmente deixadas para trás. Nalgum dia em que se precise de levar mais alguma coisa, do que é normal, ou simplesmente porque gostamos mais desse estilo de mochilas, pode-se optar por mochilas a tiracolo, tanto como as da Eastpak (imagem acima) ou as da Gola (imagem abaixo).

Em relação aquilo a que se conhece pelo nome de mala, temos dois tipos:

  1. malas XL ou XXL (honestamente, não sei qual das duas definições é que se costumam usar, mas penso que compreendem o que quero dizer): são uma óptima escolha se não quisermos levar nada nas mãos, uma vez que cabem lá os manuais e cadernos (e penso que um dossier também, mas em relação a isto já não tenho certezas absolutas);
  2. “purses” (no fundo, malas mais pequenas): são uma boa opção se não nos incomodar o facto de levarmos nas mãos o/s caderno/s e os livros nas mãos, ou apenas uns deles.

Pessoalmente, eu usava um caderno (daqueles com divisórias de que vos falei neste post), que levava na mão, juntamente com os livros das disciplinas dos dia (no máximo dos máximos, eram 3 livros que, na realidade, não chegavam a pesar muito pois, havia disciplinas cujos manuais se dividiam em 3 livros fininhos, diminuindo assim o peso em cada um deles). E, deste modo, a mala que eu levava era uma pequena, onde tinha um estojo, os meus documentos e as restantes coisinhas que como mulheres temos nas nossas malas. Por outro lado, num dia em que precisa-se de levar mais alguma coisa – como o equipamento para Ed. Física que, como eram só umas calças e uma camisola – eu acabava por levar uma mala maior onde me coubesse tudo: caderno, livros, equipamento, estojo, documentos e mais umas cosinhas.

Ensino Superior
Tal como no Secundário, também aqui temos muito menos disciplinas por semana e a carga horária, para a maior parte dos cursos, é mais pequena do que era no Básico. Estamos mais crescidas e, temos tendência a deixar para trás, por completo, as mochilas que tanto usávamos nos primeiros níveis de escolaridade. Se bem que, em muitas faculdade, há um ambiente mais descontraído – diga-se assim – e há quem continue a usar mochilas, sejam as tradicionais de duas alças ou as a tiracolo.

Por sua vez, quem opta por usar malas, geralmente não usa outra coisa, até porque não se tem de levar quase nada para as aulas. Não há livros/manuais obrigatórios, ainda que hajam as suas excepções, como o curso de Direito, pelo que um caderno para tirar apontamentos é quanto nos basta. Num dia em que seja necessário levar livros, sebentas, apontamentos ou até mesmo um portátil, as malas XL ou XXL são uma boa opção, tal como as malas a tiracolo.

Eu, como não preciso de levar nem livros nem sebentas (honestamente, nada mesmo) para as aulas, uso só malas. Levo comigo um caderno para tirar apontamentos (compro sempre um em tamanho A5 para caber facilmente em qualquer mala), um estojo (super pequeno, visto que me basta uma caneta, um/a lápis/lapiseira e uma borracha) e, depois, tudo o que normalmente se leva numa mala. E, apesar de não levar quase nada comigo, uso tanto malas pequenas como das grandes: torna-se mais uma escolha de que mala é que fica bem com o conjunto e, não tanto, que mala é que suporta melhor o peso de coisas que tenho de levar hoje comigo. Quando quero levar livros comigo, ou levo uma mala maior ou levo-os na mão.


Acharam este post útil? Que tipo de mochila/mala estão a pensar usar este ano lectivo?

30 thoughts on “Mochilas ou Malas – o que levar para a escola e universidade #2

  1. carolina says:

    Vou para o 10º ano e escolhi o curso científico-humanístico de artes visuais. É recomendado usar um tipo de mala da última imagem? Como vou ter que carregar mais materiais, estou em dúvida se compro uma mala ou se continuo a usar mochilas.

    Like

  2. Petina Carvalho says:

    eu uso sempre mala mas ás vezes ando super carregada porque levo tudo comigo , não gosto que me falte nada. este ano sinto me ainda mais nervosa e não sei porquê afinal de contas já é o 2º ano de faculdade .
    Acho que o meu medo é que deixe algo para trás ou que não corra tão bem como o ano passado .

    Like

  3. Dany says:

    Por acaso a unica coisa que este ano também não me esta a deixar assim com tanta vontade de voltar é mesmo o ir ter que conviver com certas pessoas, ou no meu caso, acho que é mesmo com todas elas.

    No inicio do ano também digo sempre “este ano é que vai ser, vou-me aplicar muito e tirar muito boas notas”, ah pois claro, uma semana depois aquilo já é sempre a mesma chatisse e já não tenho vontade nenhuma. E eu cheinha de vontade de ir para a Universidade para poder sair desta cidade e ter de deixar de conviver com estas pessoas.

    Exactamente, ainda vou ver se deixo por aqui umas fotos. Já as tirei mas depois falta-me o tempo para as ir colocar no blog.

    Eu vou para o 12º ano, e tu estás em que curso?
    beijinhos*

    Like

  4. Ana says:

    sim, é verdade mas no meu caso os médicos disseram que era uma escoliose de causa desconhecida, que é das mais comuns principalmente em raparigas adolescentes. existem imensas raparigas a ser operadas à coluna e eu só fiquei a perceber disso quando passei pelo mesmo. antes era uma coisa que me passava ao lado, mas depois apercebi-me do quanto comum é.
    mas é uma operação mesmo muito complicada,não desejo a ninguém mesmo :s

    e obrigada! ainda bem que gostas do layout do blog! 🙂

    Like

  5. Fashion Dream says:

    Eu também evito comer comidas que fazem menos bem, mas quando cá por casa de faz por exemplo fritos, em vez de comer a quantidade que comeria normalmente como por exemplo metade :). Assim não fico com aquela ânsia de querer e não caio na tentação de mais tarde comer tudo e mais alguma coisa 🙂

    Eu normalmente nunca levo os livros na mão, não me dá muito jeito por isso opto sempre pela mala ou pela mochila 🙂

    Beijinhos

    Like

  6. S. says:

    Para o ano a faculdade espera-me e tal como durante o secundário espero usar uma carteira, e as duas primeiras da última fila parece-me um ótima aposta!!

    XOXO,
    S.

    Like

  7. Fashion Dream says:

    Muito obrigada 😀
    Vou aproveitar a tua dica e começar a fazer mais posts do género 🙂
    Em relação ao que escrevi, a verdade é que nos últimos 2 anos fiquei gordinha e como estou a tentar perder peso é mais fácil falar do assunto, visto que estou a passar pela experiência, torna mais fácil entender o que vai na cabeça da maior parte das pessoas :).

    Já agora, gostei bastante do teu post, as dicas de como usar a mochila são muito úteis. Andar com a mochila mal colocada pode trazer imensos problemas!
    Eu ando no secundário, na maior parte dos dias ando com mochila mas tenho duas malas XXL (como tu lhe chamas :P) para usar naqueles dias em que tenho menos disciplinas 🙂

    Beijinhos

    Like

  8. Ana says:

    é preciso ter em atenção essas coisas todas mesmo! e falo eu que fui operada à coluna por causa de uma escoliose e não é nada bonito! x)

    Like

  9. Ana Garcês says:

    Também acompanho as PLL! E realmente meterem um episódio no ar em Outubro (deve ser o Halloween Special) e depois só vir em força em Janeiro dá-me vontade de ir lá aos senhores e pregar-lhes uma chapada!

    Like

  10. valy says:

    Este ano irei fazer o 12 ano , será que é mais pratico comprar cadernos A5 ou um arquivador para que possa levar tudo para a escola?no ano anterior usei um arquivador,mas andava com todas as matérias,o que era pratico,mas pesado.

    Like

Say what's on your mind

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.