Asking for your curiosity

Como já se devem ter apercebido, faço intenções de escrever uns posts sobre o Ensino Superior do mesmo modo que fiz para o Ensino Secundário (como podem ver aqui, aqui, aqui e aqui). E para que este tipo de posts vão de encontro aos vossos principais interesses, peço para que na secção dos comentários deixem alguma dúvida ou alguma curiosidade que tenham em relação à vida académica na Universidade.

Façam as perguntas que tiverem a fazer, posso é não conseguir responder a tudo. Para quem esteja interessada em saber mais em particular sobre a Universidade de Lisboa, também podem fazer perguntas específicas sobre esta Universidade. E pensem, esta é uma boa oportunidade para deixarem questões que provavelmente numa outra altura não teriam oportunidade (ou até mesmo coragem) de colocar.

Ao saber naquilo em que estão mais interessadas/curiosas ser-me-á mais fácil fazer os posts, mal que não seja porque, acima de tudo, este blog é para vocês e para vos ajudar no que puder.

15 thoughts on “Asking for your curiosity

  1. Andreia says:

    Outra dúvida encontrei num folheto da Universidade Nova de Lisboa acerca do curso de Ciências da Comunicação um paragrafo que dizia:

    Provas de Ingresso
    04 Economia
    ou
    11 História
    ou
    18 Português

    Estes números significam o número de provas que é preciso realizar? Ou não tem nada a ver com isso? E nesse caso somos nós que escolhemos a que disciplinas vamos realizar as provas?

    Também gostava de saber onde é possível ver as unidades curriculares de opção e por último como sabemos qual a média que precisamos para entrar em determinado curso?

    Peço desculpa pelo testamento e mais uma vez obrigada 🙂

    Like

  2. pastelsong says:

    Ainda não pensei bem no assunto, mas tenho curiosidade quanto ao tempo de duração das aulas, quanto tempo livre temos, quanto custam as senhas na cantina, se temos tempo de sair com os amigos à noite, como funcionam as cadeiras… é essencialmente isto 😉

    Espero pelo post! Quando o tiveres postado agradecia que me informasses 🙂

    http://belezaqb.blogs.sapo.pt/

    Like

  3. Fashion Always says:

    Olá minha querida não consegui mais cedo, mas cá estou.
    Bem eu neste momento estou a acabar o 12ºano, e pretendo ir para a universidade já me inscrevi para dois exames nacionais de portugues e historia da cultura e das artes, isto porque pretendo seguir com o curso que estou a tirar que é publicidade, design (algo desse género)
    A minha dúvida é essencialmente saber se nos dão aulas só teóricas, ou também temos práticas, e se aprendemos realmente alguma coisa nos 3 anos que lá passamos

    Beijinhos

    Like

  4. Fashion Brand says:

    Olá 🙂 Claro que não achei como spam, será um prazer responder! Bem, primeiro que tudo ainda não frequento o ensino superior apesar de já faltar bem pouco tempo! Estou a pensar em seguir algo relaccionado com a saúde (talvez farmácia ou nutrição) e o que me suscita maiores dúvidas é a diferença entre uma faculdade privada e uma pública (não estou minimamente interessada em frequentar uma universidade privada, mas penso que seria a melhor opção para pessoas que não consigam chegar à média pretendida pelas universidades públicas, se bem que terão menor oportunidade de ficarem empregados). Quanto ao que estou curiosa, é sem dúvida os cursos e cadeiras que cada faculdade propõe e a diferença dessas “disciplinas” e das disciplinas do secundário 🙂
    Beijinho

    Like

  5. Cátia says:

    Eu quero seguir psicologia mas tenho algumas dúvidas em relação à universidade que hei-de escolher, às cadeiras (nós é que escolhemos, se podemos desistir, há um mínimo a que temos de assistir). aos exames que teremos que fazer e gostava de saber a tua opinão (se estás a gostar, o que estás a seguir, etc).

    Vou ficar à espera!
    Beijinhos*

    Like

  6. Andreia says:

    Ora bem então cá vai: Eu tenciono seguir Jornalismo, e gostava de saber se o curso existe na Faculdade de Letras ou só se vai pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Segundo ponto: Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa existe o Curso de Ciências da Comunicação e nas saídas profissionais está referido “Jornalismo – Imprensa, rádio, tv e novos media”. Num folheto informativo da Universidade Autónoma de Lisboa, reparei no seguinte “A UAL, a primeira Universidade privada a criar uma licenciatura em Ciências da Comunicação, com especializações em Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas (…)” Eu não pretendo, de todo, frequentar uma Universidade privada, portanto o que eu quero saber é se a Universidade Nova de Lisboa tem especialização em Jornalismo e se essa denominação, de ser somente um curso de Ciências da Comunicação ou de ter uma especialização em Jornalismo, faz alguma diferença. Espero ter me conseguido exprimir da melhor maneira e desde já obrigada.

    Like

Say what's on your mind

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.