FashionSkribo apresenta… ‘The Hunger Games’

Não tenho tido muito tempo para fazer posts mais elaborados, mas tenciono começar a fazê-los agora com o aproximar das férias da Páscoa que, apesar de tudo, vão ser muito curtas, isto se se pensar se vai ser apenas uma semana. Para quem é a primeira vez que lê um post desta rubrica: eu criei-a com o intuito de vos apresentar algumas novidades no mundo da moda e beleza (que é o principal tema abordado aqui no blog), contudo, tenho usado com maior frequências esta rubrica para vos dar a conhecer alguns filmes que vão estreando ao longo do ano.

É certo que há mais de um mês que já não publicava nenhum post desta rubrica, mas a verdade é que, também, novidades de jeito têm sido muito raras. Em especial os filmes que não têm sido nada de especial. Mas hoje venho-vos mostrar a minha nova obsessão cinematográfica. Já li o  livro em que o filme se baseia e, embora seja muito esquisita em termos de livros, adorei completamente este e, se o filme corresponder às críticas que tem recebido, será sem dúvida o primeiro blockbuster de 2012.

The Hunger Games’ é baseado no romance futurista, para jovens adultos, de Suzanne Collins, ‘The Hunger Games‘. Nas ruínas de um lugar outrora conhecido como América do Norte, encontra-se a nação de Panem, um Capitol brilhante rodeado por doze distritos periféricos. O Capitol é duro e cruel e mantém os distritos em linha, forçando-os todos a enviar um rapaz e uma rapariga, entre as idades de 12 e 18, para participar nos ‘Hunger Games‘ (‘Jogos de Fome‘) anuais, uma luta até à morte ao vivo na televisão. Uma punição rebuscada por uma sublevação passada e uma táctica de intimidação em curso pelo Governo, os ‘Hunger Games‘ são um evento televisionado em que cada ‘tribute‘ deve lutar um contra os outros até que apenas um sobrevivente permanceça vivo. Katniss Everdeen considera-os como uma setença de morte quando avança para tomar o lugar da sua irmã nos Jogos. Posta contra ‘tributes’ altamente treinados e que foram preparados para estes Jogos durante as suas vidas inteiras, Katniss é forçada a confiar nos seus rápidos instintos, bem como na orientação do bêbado e ex-vencedor, Haymitch Abernathy. Mas Katniss já esteve perto da morte antes – e sobrevivência, para ela, é uma segunda natureza. No entanto, se ela é para ganhar, ela terá de começar a fazer escolhas impossíveis na arena que opõem a sobrevivência contra a Humanidade e a vida contra o amor.

Realizado por Gary Ross (‘The Tale of Despereaux’) e produzido por Jon Kilik, Nina Jacobson (‘Diary of a Wimpy Kid’ e ‘One Day’), Robin Bissel e pela própria autora do livro – Suzanne Collins – em que este filme se baseia, ‘The Hunger Games’ conta com as performances de Jennifer Lawrence (‘Winter’s Bone’ e ‘X-Men: First Class’), Josh Hutcherson (‘Bridge to Terabithia’ e ‘Journey to the Center of the Earth’), Liam Hemsworth (‘The Last Song’), Woody Harrelson (‘The People vs. Larry Flynt’ e ‘The Messenger’), Elizabeth Banks (‘Man on a Ledge’ e ‘The Next Three Days’), Lenny Kravitz, Amandla Stenberg (‘Colombiana’), Alexander Ludwig (‘Race to Witch Mountain’), entre outros.

Embora a sua estreia mundial só seja hoje, o filme ‘The Hunger Games’ já estreou em cerca de 23 países nos últimos dois dias, o que faz com que já hajam algumas críticas publicadas. O melhor local para este percepção é o site rotten tomatoes: não só antes de qualquer estreia já o filme tinha ‘angariado’ 6 críticas favoráveis, como também tem uma classificação de 90% de um conjunto de 99 críticas publicadas no site. Des três críticas (que podem ver aqui, aqui e aqui), destaca-se o consenso em volta das prestações dos dois actores principais – Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson – que são prezadas pelos três críticos e, também em volta do trabalho do realizador Gary Ross e da qualidade geral do filme: ‘[…] cativante do início ao fim, ficção científica que tem profundidade e inteligência para combinar com o seu valor de entretenimento’.

Como já foi referido, a estreia mundial do filme ‘The Hunger Games’ é hoje (23 Março), sendo que em alguns países o filme já estreou. Este é o caso de Portugal, em que o filme estreou ontem, dia 22 de Março, na medida em que os filmes estreiam cá à quinta-feira e não à sexta-feira como nos Estados Unidos da América, por exemplo.

As informações foram retiradas dos sites movieweb.com, imdb.com, en.wikipedia.org e rottentomatoes.com.

[vim só actualizar o post para dizer que o filme está um autêntico espectáculo: muito bem realizado, as performances dos autores estão óptimas e no filme cada letra do livro ganha vida numa planópia de emoções que nos fazem acreditar que, por uns momentos, estamos dentro do próprio filme. E não podia concordar mais com a crítica destacada em itálico.]

Alguém já leu o livro? Alguém já vi ou pensa em ir ver o filme?

7 thoughts on “FashionSkribo apresenta… ‘The Hunger Games’

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s