FashionSkribo apresenta… ‘The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn’

Em continuação do post de hoje de manha, apresento-vos mais um filme, que será basicamente o penúltimo deste ano. Incrivel como ainda há pouco tempo estava-se a festejar a passagem para o ano de 2011 e agora já estamos quase a entrar em 2012.

Emocionante e muito divertido, as histórias de Tintin retratam as escapadelas de um jovem repórter que tem um “faro” para boas histórias e um talento especial para atrair problemas, o que põe a sua vida em perigo muitas vezes. O aventureiro Tintin compra para o seu velho amigo Capitão Haddock um modelo de um galeão antigo, uma réplica exata do navio de um antepassado do capitão – O Cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado e logo depois a casa de Tintin é assaltada. O que é que os assaltantes procuravam? Por sua vez, Haddock encontra no sótão da sua casa as memórias do cavaleiro. Nelas, ele narra o seu encontro com o Pirata Rackham que o captura e que transfere os tesouros que havia pilhado para o seu navio. O cavaleiro consegue escapar e afunda o Licorne com todo o tesouro a bordo, dividindo posteriormente o mapa com a localização do naufrágio em três partes que esconde em réplicas do navio. Muitos anos depois, Tintin e os seus amigos decidem procurar as partes do mapa, sabendo que para isso terão de enfrentar uma perigosa quadrilha. ‘The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn‘, também designado apenas por ‘The Adventures of Tintin‘ é baseado numa séries de bandas desenhadas criadas pelo artista belga Hergé – ‘The Adventures of Tintin‘. A ser exibido em 3D, o filme é baseado em três livros da série: ‘Le Crabe aux Pinces d’Or‘ (em português, ‘O Caranguejo das Tenazes de Ouro’), ‘Le secret de la Licorne‘ (em português, ‘O Segredo do Licorne‘) e ‘Le trésor de Rackham le Rouge’ (em português, ‘O Tesouro de Rackham o Terrível‘).

Realizado e produzido por Academy Award-winner director Steven Spielberg (‘Schindler’s List’ e ‘Saving Private Ryan’), ‘The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn’ conta com a participação de Jamie Bell (‘Billy Elliot’ e ‘Defiance’), Daniel Craig (‘Munich’ e ‘James Bond’ film series), Andy Serkis (‘The Lord of the Rings’ trilogy), Simon Pegg (‘Mission: Impossible III’ e ‘Star Trek’), Nick Frost (‘Hot Fuzz’) e Toby Jones, entre outros.

Este filme já estreou em cerca de mais de 20 países (pelo menos das datas de estreia a que se tem acesso no site imdb) e, por esse motivo já existem várias críticas elaboradas sobre a prestação do filme. Pelo que tive oportunidade de ler, estas críticas são boas: A revista americana ‘Variety’ escreveu “claramente rejuvenescido pela sua colaboração com Peter Jackson, e abençoado por um argumento inteligente e um bom trabalho que o dinheiro pode comprar, Spielberg elaborou um passeio emocionante que, em grande parte é fiel ao espírito saudável da sua fonte, mas ainda atraente para a audiência mais jovem.“. O filme tem uma taxa de aprovação de 86% das 43 críticas publicadas no site rotten tomatoes – ainda não está formulado nenhum.

Como filme de animação, este filme não tem entrado na maior parte das listas de previsões para os Academy Awards de 2012, já que estas apenas abragem os filmes ditos “normais”. O único problema que se coloca na sua possível nomeação para ‘Best Animated Picture’ é que o filme não é 100% animado – os actores acima mencionados, não só dão a voz às personagens como também lhes dão movimento. As imagens projectadas nas telas de cinema foram criadas do mesmo modo que as do filme ‘Avatar’ do Academy Award-winning director James Cameron. Para puderem perceber melhor do que estou a falar, deixo estas imagens aqui e aqui para verem. Para já, o filme é um dos nomeados para 39.ª edição dos Annie Awards (entrega de prémios dedicada unica e exclusivamente à ‘animação’), para a categoria de ‘Best Animated Feature’ – podem ver os restantos nomeados aqui.

The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn’ estreia hoje nos Estados Unidos (21 de Dezembro). E, por mais incrível que pareça, o filme já estreou em vários países, incluído Portugal. Os Estados Unidos, até será dos países que mais tarde irá estrear este filme. Este estreou cá a 27 de Outubro e ainda continua em várias salas de cinema espalhadas pelo país. O filme está a ser exibido em formato 2D e 3D e em ambas versões para cada formato: versão portuguesa e versão original. Dos filmes que já aqui apresentei, este seria dos pouco que realmente poderia ver, mas infelizmente o tempo livre não estica para tal…

As informações foram retiras dos sites movieweb.com, en.wikipedia.org, cinema.sapo.pt e imdb.com.

Já leram alguma das bandas desenhadas do Tintin? Têm curiosidade em ver este filme?

2 thoughts on “FashionSkribo apresenta… ‘The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn’

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s