FashionSkribo apresenta… ‘Tinker, Tailor, Soldier, Spy’

Olá meninas.

Hoje apresento-vos mais um filme. Este filme para além de ser uma adaptação de uma obra de um dos melhores autores policiais da actualidade, também conta com a participação de um excelente elenco.

There’s a mole right at the top of British Intelligence. It’s been there for years.

Adaptado de um dos best-sellers do escritor britânico John Le Carré, ‘Tinker, Tailor, Soldier, Spy‘ é a oitava obra do escritor a ser adaptada para o cinema. No início da década de 1970 durante a Guerra Fria, o chefe dos Serviços Secretos Britânicos, Control, demite-se após uma operação em Budapeste, na Hungria, ter corrido muito mal. Verifica-se que Control acreditava que umas das quatro figuras importantes dos Serviços era de facto um agente russo – uma toupeira – e que a operação da Hungria foi uma tentativa para identificar qual deles era. Smiley tinha sido forçado a se aposentar pela saída de Control, mas ele é solicitado uma uma figura do Governo para investigar uma história que lhe foi contada por um agente corrupto, Ricky Tarr, de que havia uma toupeira. Smiley considera que o fracasso da operação da Hungria e o sucesso contínuo da Operação de Bruxaria (uma fonte aparente dos serviços secretos soviéticos) confirmam isto, e assume a tarefa de encontrá-lo. Através dos esforços de Peter Guillam, Smiley obtém informações que, eventualmente, o levam a Jim Prideaux, o agente no coração do fiasco da Hungria. Ele é então capaz de juntar as peças do quebra-cabeças, que o levam a identificar a toupeira e a verdadeira intenção da Operação de Bruxaria.

Realizado por Tomas Alfredson, ‘Tinker, Tailor, Soldier, Spy‘ conta com a presença dos actores, Gary Oldman (‘Harry Potter’ film series), Academy Award-winning actor Colin Firth (‘The King’s Speech’), Tom Hardy (‘Inception’), John Hurt (‘Midnight Express’), Toby Jones, Mark Strong (‘Sherlock Holmes’ e ‘Body of Lies’), Benedict Cumberbatch (‘The Other Boleyn Girl’), Ciarán Hinds (‘Munich’), entre outros.

Para além do filme já ter estreado na 68.ª edição do Venice International Film Festival, ele também já estreou no Reino Unido a 16 de Setembro. Razão pela qual já foram publicadas várias críticas em relação à qualidade do filme. Até agora o filme tem recebido críticas favoráveis e foi o filme com maior ganhos nas bilheteiras do Reino Unido durante três semanas consecutivas. E até agora, o filme também tem uma taxa de aprovação de 97% das 39 críticas publicadas no site de críticas Rotten Tomatoes. É certo que como o filme ainda não estreou nos Estados Unidos, esta taxa de aprovação ainda não é a fixa. Contudo, esta taxa, possivelmente, não se irá alterar muito drasticamente.

Peter Bradshaw, do jornal britânico The Guardian, diz: “A nova adaptação do romance de John Le Carré é um estudo brilhante sobre o desencanto, o compromisso e a tensão dos jogos de espionagem da década de 1970.”. O seu colega, Xan Brooks, diz: “A adaptação maravilhosa de Tomas Alfredson do thriller da Guerra Fria de John Le Carré apresenta um desempenho delicado de Gary Oldman, juntamente com o apoio de um elenco de primeira linha.”. Por último, Sukhdev Sandhu, do também jornal britânico The Telegraph, diz: “Gary Oldman lidera um elenco supremo nesta poderosa interpretação do thriller clássico de Carré.”.

O filme estreia hoje nos Estados Unidos da América (dia 9 de Dezembro) e tem estreia prevista para Portugal para o dia 22 de Dezembro. Uma vez que já estreou no Reino Unido, o lançamento do DVD do filme está previsto para o dia 30 de Janeiro de 2012, em terras de sua majestade.

Em relação aos próximos Academy Awards, prevê-se que o filme seja nomeado para as categorias de ‘Best Picture’ e de ‘Best Actor’ pela prestação de Gary Oldman.

As informações foram retiras do site movieweb.com, rottentomatoes.com e imdb.com.

Têm curiosidade em ver este filme?

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s