FashionSkribo apresenta ‘The Story of Stuff Project’

Hoje venho-vos apresentar mais uma “coisa” (digamos assim), mas desta vez não tem nada a ver com produtos, marcas, roupas, pelo menos, não directamente. Então, hoje apresento-vos um projecto que me foi apresentado há uns aninhos atrás, quando andava no Secundário, e que considero que é capaz de abrir as nossas mentes em relação a alguns assuntos, pelo menos, penso que nos permitem estar mais conscientes sobre o que se passa à nossa volta. Assim, vou começar por apresentar (tal como diz o nome do post) este projecto.

O ‘The Story Stuff Project’ (em português, o Projecto da História das Coisas) foi criado por Annie Leonard (é uma defensora norte-americana da sustentabilidade e crítica do consumismo excessivo), cuja elaboração se deve aos contorversos filmes animados ‘The Story of Stuff’ produzidos pela própria Annie. Quando criado, este projecto tinha como principal objectivo aumentar o impacto dos filmes. Estes têm por objectivo aumentar o conhecimento do público sobre uma série de preocupações ambientais, sociais e económicas. E também tentam através destes filmes fazer com que as comunidades mundiais se juntem em esforços estratégicos para a construção de um Mundo mais sustentável e justo.
De acordo com o Los Angeles Times, em Julho de 2010, os filmes já tinham sido traduzidos em 15 línguas (incluíndo o Português – se bem que se repararmos atentamente nas legendas dos filmes, estas não são exactamente em Português-europeu, mas pelo menos, para quem perceba pouco ou nada de Inglês, o certo é que estas legendas ajudam a entender o que é retratado nos filmes) e já tinham sido vistos por mais de 12 milhões de pessoas.


Caso queiram saber mais sobre este projecto, podem consultar o seu site aqui ou a sua página no Facebook aqui.

Nota: os filmes que vou mostrar, como são tirados do youtube, não têm legendas em Portugês, por isso, se precisarem mesmo de legendas o melhor é verem os filmes no site do Projecto.

Como eu já disse acima, estes filmes foram-me apresentados há uns aninhos, numa aula de Inglês e a professora optou por nos mostrar o filme: ‘The Story of Stuff’‘.

Este filme foi lançado em Dezembro de 2007 e é uma das curtas-metragens sobre temas ambientais mais vistos do Mundo.

A 3 de Dezembro de 2009, foi a vez de lançarem o: ‘The Story of Cap & Trade’. Este filme é sobre as questões climáticas discutidas em Copenhaga, na Dinamarca e no Capitol Hill.

Mais tarde, a 22 de Março de 2010, lançaram o: ‘The Story of Bottled Water’, que como o próprio nome o diz, é sobre a manufacturação destas garrafas – e como os Americanos são levados a comprar mais de 500 milh\oes de garrafas por semana quando já há bastante água a fluir pelas torneiras.

A 21 de Julho de 2010, o projecto voltou a publicar mais um filme, desta vez o: ‘The Story of Cosmetics’, que examina o uso generalizado de produtos químicos tóxicos nos produtos de cuidados pessoais, desde batons até champô para bebés.

Como este filme é directamente relacionável com os temas abordados neste blog, deixo mais uns links aqui e aqui sobre este filme.

Por último, a 9 de Novembro de 2010, lançaram o: ‘The Story of Electronics’. Este filme retrata a mentalidade das indústricas de que o ‘design é para o despejo’ e encoraja estas mesmas indústrias a apostarem em produtos menos tóxicos, mais recicláveis e duradouros.

Já conheciam este projecto?

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s