Mochilas ou Malas – o que levar para a escola e universidade

Como as aulas estão quase quase a começar (pelo menos para quem ainda está nos Ensinos Básico e Secundário), achei que para os primeiros posts devia escrever algo relacionado com o Ensino Secundário, já que é uma das fases mais importantes da nossa educação, pelo menos do meu ponto de vista.
Assim, neste primeiro post (oficial) vou dar-vos algumas sugestões de mochilas e/ou malas a usar que acho apropriadas para cada ano escolar. Para ser mais fácil a organização do post, achei por bem dividir as sugestões por ‘ciclos’ escolares.

Como nesta altura ainda somos bastante jovens, penso que o mais aconselhável é usar mochilas de duas alças. Deve-se ter é em atenção a altura das mochilas, que devem ter aproximadamente a mesma que a das costas.
Escolhi estes modelos por achar que são apropriados para a idade. Achei a mala da Hello Kitty super querida😛

Tal como no 2.º ciclo, o mais aconselhável a usar é este tipo de mochilas, até porque temos bastantes discipinas e temos de andar quase sempre com imensas coisas connosco. Estas malas são todas espaçosas, por isso deve dar para levar todos os materiais necessários (excluíndo o equipamento para Educação Física e os materiais para Educação Visual, por exemplo).
Eu escolhi uma mala da eastpak a tiracolo, uma vez que usei uma no 9.º ano e dava perfeitamente para levar um dossier nela, por isso também podem usá-la em vez das mochilas clássicas de duas alças, nalguns dias em que tenham menos disciplinas, já que o peso vai recair unicamente sobre um ombro.

No Secundário o número de disciplinas diminui para metade, o que torna possível mudar-se de tipo de mochilas e optar por algo mais adulto. Uma vez que os livros podem ser fácilmente levados na mão juntamente com os cadernos ou dossier (consoante o que preferirem usar para as aulas), é apetecível usar malas em vez de mochilas.
Escolhi, outra vez, a mala a tiracolo da eastpak para o caso de quererem levar um portátil para a escola por causa de algum trabalho. Pode-se dizer que elas são impermeáveis, por isso se não quiserem molhar os vossos livros, cadernos, dossier e a mala em si, acho que é uma boa alternativa.

Na Universidade acabamos por ter mais ou menos o mesmo número de ‘disciplinas’ que no Secundário, por semestre, a única diferença é que não temos de levar livros connosco, a não ser que seja pedido pelo Professor.
Deste modo, pode-se optar por malas mais pequenas, mas que ainda sejam funcionais. Para transportar portatéis podem usar a mala da eastpak (nas imagens do Secundário).

Que acharam deste primeiro post?

11 thoughts on “Mochilas ou Malas – o que levar para a escola e universidade

    • Maria says:

      Penso que não seja algo feio; é simplesmente algo não habitual. E por acaso é algo que eu nunca vi, embora veja imensa gente com malas de viagem, mas isso é porque vão regressar à sua casa de origem no final do dia.

      Porque carregas muitas coisas, terias duas alternativas: 1. deixar algumas coisas num cacifo que possa haver na faculdade, de modo a que andes menos carregada; 2. dividir as tuas coisas por uma mochila de levar às costas e o resto nas mãos.

      Mas se vires que mesmo assim ainda muito sobrecarregada, talvez a melhor opção seja mesmo uma mala de viagem. Nunca tinha pensado em nada disto, mas espero ter ajudado.

      Like

  1. Margarida says:

    Eu ando no 8º ano e gostava de comprar uma mala pois tou um bocadinho farta de mochilas queria saber se me pode aconselhar malasque não sejam muito caras onde caiba os livros da escola.
    Acham que me podem aconselhar, se faz favor e Obrigado

    Like

  2. awww says:

    estou no 8ano e uso uma mochila da estpak, mas n me sinto la muito confortável porque a maioria das raparigas do 8 e do 9º usam malas e sinto me uma miuda do 6 ano. pensei em comprar uma mala. é boa ideia?

    Like

    • Maryland Rhys says:

      Em primeiro lugar, no meu ponto de vista, não penso que haja malas ou mochilas indicadas para cada ciclo escolar, daí dizer-te que se sentes que é mais útil usares uma mochila, assim o deverás continuar a fazer. Por exemplo, na Universidade, em que a grande maioria das raparigas anda de malas, há ainda algumas raparigas que andam como mochilas, como as da estpak. Penso que é uma questão do que nos é mais confortável para nós.

      Se vires que está na ‘hora’ de mudares para uma mala ou algo do género, não vejo porque não. Mas não sei se é boa ideia fazer-se isso devido a uma certa influência por se ver que as pessoas à nossa volta também o fazem. Pelo que me lembro do 3.º ciclo, com a grande quantidade de disciplinas que se tem (e muitas vezes era necessário levar vários livros num só dia), será mais fácil usar-se mochilas, uma vez que o peso recai sobre todo o nosso corpo e não só sobre uma parte. E com uma mala simplesmente, torna-se complicado levar muitos livros connosco, até porque este tipo de malas não são muito fortes para levarem dentro de si muitos livros (que costumam ser nada leves).

      Acima de tudo, se vires que queres mesmo passar a usar malas em vez de mochilas, penso que seja uma boa ideia. Espero não me ter prolongado muito e ter ajudado.

      Like

Say what's on your mind

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s